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Dominando o Posicionamento de Mercado: O Papel Crucial do Marketing de Conteúdo

13/09/2023 13:02 Por Agência Tornera - Comunicação e Marketing
Equipe criando estratégia
(Fonte: Freepik/Reprodução)
O Marketing de Conteúdo, é a principal ferramenta para quem produz conteúdo online (como textos, vídeos, e-books, redes sociais), pois esta é uma estratégia aplicada para alcançar clientes em potencial, sem precisar fazer propaganda da marca. O Marketing de Conteúdo, atrai o público-alvo, de forma mais indireta, por garantir a solução de seus problemas. 
Conheça mais sobre o assunto e torne-se um expert nesse post!

A Importância do Marketing de Conteúdo na Era Digital

Não é novidade que o Marketing Digital tem se tornado uma das maiores tendências de investimento empresarial, não é mesmo?

Afinal de contas, os tempos mudaram e com ele, novas estratégias precisaram ser criadas e aplicadas para se manter interessantes, relevantes e ainda, garantir a visibilidade online e é por isso que você deve investir no Marketing de Conteúdo, recomendado por especialistas do mundo inteiro!

Mas, se você ainda não sabe o que é Marketing de Conteúdo, não domina nadinha dessa estratégia, mas ainda assim, deseja ter um excelente posicionamento de mercado, preparamos um guia prático que te explica tudo sobre o assunto!

O que é o Marketing de Conteúdo?

Em resumo, o Marketing de Conteúdo é uma estratégia que envolve a criação e distribuição de conteúdo relevante e consistente, cujo objetivo principal é o de atrair, envolver e conquistar uma audiência específica.

E, dessa forma, aumentar sua visibilidade online, crescendo a chance de conquistar novos clientes e potenciais clientes.

E, em vez de simplesmente promover produtos ou serviços diretamente, o Marketing de Conteúdo ainda oferece serviços mais completos, como oferecer informações sobre entretenimento ou soluções para as necessidades e interesses do público-alvo.

Toda essa abordagem proporcionada ao conteúdo produzido, visa estabelecer uma conexão mais profunda e rigorosa com os consumidores, construindo confiança e autoridade no mercado.

Por fim, saiba que o Marketing de Conteúdo pode abranger uma variedade de formatos, como artigos de blog, vídeos, infográficos, podcasts, ebooks, estudos de caso, webinars e muito mais.

Lembre-se de que o bom conteúdo não deve ser focado em vendas, mas sim, proporcionar algum benefício para quem está lendo ou assistindo. A venda é apenas uma consequência deste processo.

Então, agora que você já sabe o que é o Marketing de Conteúdo, fica mais fácil explorar essa estratégia para ajudar empresas a solidificarem seu posicionamento no mercado, alcançando o público-alvo certo, no momento certo e assim, destacando-se da concorrência.

As Estratégias do Marketing de Conteúdo

(Fonte: Freepik/Reprodução)

Garantir resultados positivos com o Marketing de Conteúdo, necessita de uma análise e aplicação correta, não é mesmo?

Por isso, a estratégia de Marketing de Conteúdo também é um processo fundamental no processo, já que visa levantar e documentar todos os aspectos necessários para começar a trabalhar.

E as estratégias, são divididas basicamente em 5 etapas:

Planejamento: Aqui, deve-se deixar claro quais pessoas devem ser responsáveis por cumprir determinadas tarefas e seus principais planos de ação.

Criação da persona: Desenvolver as personas (um público-alvo bem mais específico), deixa a criação de conteúdo mais direcionada e certeira, sem erro.

Produção de conteúdo: Você pode produzir conteúdos em diversos formatos como blog posts, ebook, e-mail, vídeo etc., desde que sejam pertinentes e de interesse do seu público.

Distribuição: Com os conteúdos prontos, você precisa saber distribuí-los nos canais certos para que atinjam sua persona, isso pode ser listas de e-mail e redes sociais, por exemplo.

Mensuração de resultados: claro que você precisa se certificar de que as estratégias aplicadas estão funcionando perfeitamente, não é mesmo?

Sendo assim, comece analisando os resultados referentes ao tráfego, interações sociais, networking e SEO é um especialista pode ajudar nisso!

Quais são os benefícios do Marketing de Conteúdo?

Entender a importância do Marketing de Conteúdo de forma palpável, vamos apresentar dados reais.

Atualmente, cerca de 72% dos profissionais que investiram nessa estratégia, afirmam que o Marketing de Conteúdo aumentou de forma significante o engajamento do público com sua marca.

Mas, não é só isso! O Marketing de Conteúdo ainda proporciona outros benefícios as empresas que investem nessa estratégia, observe: 

Aumenta o tráfego do seu site 

Até o ano de 2018, cerca de 86,7% das pessoas utilizam o Google como ferramenta principal de pesquisa.

Sendo assim, o seu site pode ter mais visibilidade a partir do Google, por isso, produzir um conteúdo relevante nunca foi tão importante como agora!

Além disso, essa é a melhor forma de colocar seu site na primeira página do Google, o que facilita os acessos do público.

Lembrando que o posicionamento da sua página depende da quantidade de acesso, então, quanto melhor escrever, mais conteúdos estarão na primeira página!

E, aplicando a estratégia de Marketing de Conteúdo nesses casos, as empresas costumam ter 2,2 vezes mais visitas em seus sites.

Então, sim, é algo que vale o investimento!

Influência no engajamento com a marca

Pessoas mexendo nem rede social
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Como sabemos, o engajamento é um relacionamento muito bom, que deve ser priorizado e cultivado com constância para ajudar no crescimento da marca.

E, claro que nisso o Marketing de Conteúdo faz-se fundamental novamente!

Afinal de contas, é ao produzir um conteúdo de qualidade, que você aumenta as interações das pessoas com sua marca, criando esse engajamento que começa a fluir naturalmente.

Isso levando em consideração o Google como ponto de partida, ok?

E o resultado disso (em médio e longo prazo, geralmente) são clientes e público fiel que te recomendam e até defendem a marca.

Contribui para educação do mercado

Nem sempre o seu público sabe quem é você, em qual mercado atua e o porquê sua empresa oferece determinados produtos.

E sim, está tudo bem, pois isso tem solução: a produção de conteúdo focada em Marketing!

Nesses casos, é importante produzir conteúdos que esclareçam as dúvidas dos clientes e os ensinem tudo que precisam saber para tomar a decisão de compra sozinhos.

Entretanto, se o seu conteúdo for realmente de qualidade, você certamente vai aumentar a satisfação dos clientes, onde eles chegarão até você com a intenção  de compra e com total consciência do que é o seu produto e de como utilizá-lo.

Gera Vendas

Toda empresa quer gerar vendas, não é mesmo?

Mas, tenha em mente que nem sempre esse é o objetivo final de quem utiliza as estratégias do Marketing de Conteúdo, ok?

Sendo assim, aumentar as vendas é uma consequência positiva, resultado de um trabalho bem-feito.

Para atingi-los, basta focar na produção de conteúdo para guiar os leads por todo o processo de compra e prepará-los para a tomada de decisão.

Impulsiona a geração de leads

Para encerrar o post, temos mais um benefício que o Marketing de Conteúdo proporciona às empresas: impulsiona a geração de novos leads.

Ok, até aqui você já deve ter alguns visitantes em seu site, mas sem informações cruciais sobre eles, você não conseguirá enviar o conteúdo certo para transformá-los em oportunidades e colocá-los em contato com um vendedor.

É por isso que gerar leads é o objetivo de muitas empresas brasileiras, que já conseguiram um resultado bem maior com o Marketing de Conteúdo!

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