Orçamento Online!

WhatsApp Business: 6 Dicas Essenciais De Como Usar

21.01.21 15:58 Por Agência Tornera - Comunicação e Marketing
WhatsApp Business

O WhatsApp Business é uma ferramenta muito importante para sua empresa se comunicar com seu cliente de uma forma direta.

Sendo assim, é fundamental hoje em dia que os negócios adotem as novas tecnologias para se manterem atualizados.

A comunicação é parte essencial dentro de uma empresa então investir nisso acaba trazendo muitos resultados bons e também uma percepção positiva do cliente em relação a sua marca.

Se você não sabe para que esse aplicativo de mensagens serve em sua versão empresarial, veja abaixo tudo o que você precisa saber sobre ele.

O Que É O WhatsApp Business?

Todo mundo conhece o aplicativo Whatsapp. E é muito difícil você encontrar por aí pessoas que não o tenha instalado em seus aparelhos de celular.

No entanto, seu uso se dá de modo completamente pessoal. Ou seja, sem nenhum recurso ou profissionalismo para que você possa manter contato com seus clientes.

Porém, a versão para empresas chamadas WhatsApp Business, traz toda uma forma de inovar na comunicação entre cliente e negócio.

Dentro dele, existem diversas funções que permitem com que você possa gerir melhor sua comunicação com seus clientes. Principalmente se você for um pequeno ou médio negócio.


Veja algumas vantagens de usar o Whatsapp Business:

  • Informações úteis a respeito da empresa na aba de descrição. Sendo assim, você pode adicionar seu horário de funcionamento, endereço, site e e-mail. Dessa forma, funciona como um cartão de visitas.
  • Respostas ágeis aos clientes através da saudação automática e personalizada. Ainda, há opções de mensagens de ausência, respostas personalizadas para perguntas frequentes, entre outras funções;
  • Com as etiquetas, você pode marcar clientes através de prioridades e de modo organizado;
  • As estatísticas de mensagens enviadas, recebidas, lidas, etc, são fundamentais para acompanhar suas estratégias de comunicação.


Se você pretende usá-lo em seu negócio, veja abaixo algumas dicas que podem te ajudar a tirar um melhor proveito do aplicativo.

1. Cuide para não ser invasivo

Por se tratar de uma ferramenta profissional é fundamental que você não seja invasivo com mensagens desnecessárias.

Compartilhe somente aquilo que é necessário com seus clientes e de maneira natural.

O intuito do Whatsapp Business é fazer com que o cliente tenha uma via de comunicação direta com a empresa e não o contrário.

Sendo assim, se quiser compartilhar algo direcionado aos seus clientes, utilize o status ou as redes sociais.

Deixe sua caixa de entrada só para eventuais dúvidas.

2. Tenha credibilidade no seu WhatsApp Business

Ao passar o número profissional para que um cliente entre em contato com você, é possível demonstrar que sua empresa tem credibilidade e profissionalismo.


Pode parecer bobeira a primeira vista, mas as vezes, pequenos detalhes são os que fazem total diferença.

Além disso, o WhatsApp Business traz segurança ao consumidor pois o certifica de que está se relacionando com uma empresa confiável e legítima.

3. Atenda durante seu período de trabalho

É muito importante estabelecer um horário de atendimento para seu público. 

Diferente do Whatsapp tradicional, o Business permite que você delimite seu horário de funcionamento.

Essa é uma função importante para que os clientes saibam quando serão respondidos e quando a empresa está disponível para atendimento.

4. Utilize funções de respostas automáticas

Você pode configurar o sistema de resposta de seu WhatsApp Business para que os clientes possam ter as respostas que desejam de maneira rápida.

Além disso, o legal é fazer mensagens personalizadas com a cara de sua empresa para ser receptivo ao público e assim ter um contato mais humanizado com os clientes que chegam até você, sem que pareça um robô respondendo.

5. Faça lista de transmissão no WhatsApp Business

Se o seu foco é vender, o ideal para que você possa trabalhar pelo WhatsApp Business é fazendo uma lista de transmissão.

A lista de transmissão é uma ferramenta útil para que você estabeleça uma comunicação precisa e segmentada além de fazer com que o relacionamento com o cliente seja desenvolvido.

A lista de transmissão acaba sendo nada mais, nada menos do que uma lista de contatos onde você pode distribuir mensagens simultâneas para cada pessoa que estiver nessa lista.

No entanto, deve-se ter muito cuidado para que você acabe não fazendo SPAM. Pois caso isso aconteça, poderá prejudicar sua empresa.

Então, primeiramente peça permissão para o seu cliente para poder utilizar o número dele em listas de transmissões para que ele receba as novidades de sua empresa.

E ao receber a autorização, seja cauteloso na hora de enviar o que deseja e escolha um dia da semana para poder enviar suas ações de marketing para não sobrecarregar seu cliente de mensagens. 

Não se torne o vendedor chato para não correr o risco de perder a comunicação com esse cliente.

6. Faça catálogos de seus produtos

Para você que deseja fechar vendas por Whatsapp, uma maneira muito fácil de fazer isso é colocando seus produtos no catálogo do aplicativo.

Saiba que isso é completamente possível de se fazer e é uma ótima maneira de divulgação.

Assim, seu cliente terá em mãos tudo o que deseja e você não terá que ficar procurando em sua galeria fotos de seus produtos para mostrar a ele.

Toda essa parte fica armazenada em um catálogo onde você pode incluir os links externos caso você tenha um site, assim, seu cliente pode finalizar a compra de seu produto por lá mesmo.

Este é um ótimo meio de divulgar e vender ao mesmo tempo.

Portanto, o WhatsApp Business  só apresenta vantagens para uma empresa se comparado ao tradicional.

Conclusão

Não há dúvidas sobre o WhatsApp Business ser a melhor plataforma de comunicação para você trabalhar.

Ele é um ótimo facilitador para você trocar mensagens, fazer a divulgação de seus produtos, manter um relacionamento com o cliente e organizar sua comunicação com o mesmo.

Além disso, você pode disponibilizá-lo em redes sociais e, através de links, o seu cliente já será direcionado para sua agenda, estando assim, pronto para estabelecer um contato.

Então, não pense duas vezes antes de obter esse aplicativo para sua empresa.

Gostou das dicas deste artigo? Nos conte se você conseguiu entender os benefícios do WhatsApp Business e comente aqui nos comentários. Compartilhe este artigo em suas redes sociais.

Mantenha-se atualizado! Receba nosso conteúdo por e-mail.

A Tornera

A Tornera possui a infraestrutura e os softwares mais avançados para proporcionar um atendimento dinâmico e eficaz.


Trabalha com profissionais exclusivos, altamente qualificados e com vasta experiência de mercado no segmento de comunicação e marketing.

O atendimento é focado em qualidade e agilidade, oferecendo preços competitivos, estratégias versáteis e inovadoras.


Para sua empresa, seja ela, iniciante, de pequeno, médio ou grande porte tenha as oportunidades de negócio de que precisa para se destacar ou se consolidar no mercado, entre em contato agora conosco agora mesmo.


A geração de oportunidades para o seu negócio é a maior preocupação para a Tornera, e custa muito menos do que você imagina!

Vamos tomar um café? Conte sua ideia