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Você Sabe Quais São Os 4Ps Do Marketing?

12.01.21 14:59 Por Agência Tornera - Comunicação e Marketing

Provavelmente você já deve ter ouvido falar dos 4 Ps do marketing, certo?

Se você se interessa por marketing, então já deve ter uma ideia de que ele é muito importante no delinear de uma ideia para um negócio. E tirar vantagem dessa ferramenta é primordial para alcançar um sucesso.

Se você ainda não sabe direito o que ele é, para que serve e como funciona, então continue lendo este artigo pois falaremos tudo o que você precisa saber para poder trabalhar com essa ferramenta.

O Que São Os 4 Ps Do Marketing?

Os 4 Ps do marketing, conhecidos também como mix de marketing, é um conceito baseado nos pilares básicos de uma estratégia de marketing.

Os pilares básicos são:

  • Produto;
  • Preço;
  • Praça;
  • Promoção;

A ideia principal dos 4Ps é que dentro de cada P, é possível elaborar e executar as ações que envolvam suas particularidades.

Desse modo, é possível fazer com que um estabelecimento fique mais perto de sua meta de divulgação, venda e posicionamento.

Essa estratégia foi criada lá pelos anos 60 e ainda que seja um método muito antigo de se trabalhar o marketing, ele acaba sendo um dos mais eficientes até hoje.

Para Que Servem Os 4 Ps Do Marketing?

Como dissemos, cada P cumpre uma finalidade. Sendo assim, explicaremos abaixo para que cada um serve.

P de produto

Tudo o que sua empresa vende é considerado produto.

Um produto não necessariamente tem que ser físico. Então se você vende um serviço, ele também é um produto.

Portanto, entende-se como produto tudo aquilo que você está oferecendo ao consumidor pensando em suprir suas necessidades.

Aqui, é fundamental entender o que o seu público deseja para que seu produto se destaque dos demais.

Pense no que é necessário fazer para que seu produto ganhe a notoriedade que você deseja.

Para facilitar esse processo, veja algumas perguntas que podem ser feitas.

  • Quais os desejos você quer suprir para sua clientela?
  • Como, quando e onde seu cliente irá usá-la?
  • Como ele se destaca dos demais produtos?
  • Existem variedades?

É preciso que você tenha noção também de seu ciclo de vida. Por exemplo, quando será sua introdução, em qual momento ele crescerá, onde chegará em uma fase de maturidade e quando será seu declínio.

Ao visualizar isso, fica mais fácil entender quando introduzi-lo no mercado e quais serão as melhores estratégias para o futuro.

P de preço

Uma empresa só pode sobreviver se esse fator funcionar. Isso porque é o preço que determinará o valor do produto que você está oferecendo.

É aqui que o futuro da sua empresa será determinado. Pois a partir da circulação de dinheiro é que será possível fazer com que toda a empresa funcione.

Às vezes, estipular preço não é uma das tarefas mais fáceis. Isso porque inúmeros fatores são trabalhados para que esse resultado seja alcançado.

Então, algumas questões como:

  • Qual o valor do seu produto para o comprador?
  • Quais valores são cobrados para cada produto ou serviço em determinada região?
  • Como o cliente se comporta em relação ao seu preço?
  • Qual é a comparação entre os concorrentes?

Talvez pensar esses pontos possa ajudar. É importante colocar em questão que a percepção que sua marca tem também gera e determina valor.

P de praça

Aqui é onde seu produto se posicionará no mercado. Ou seja, como seu cliente chegará até você.

Geralmente aqui são trabalhados os lugares em que os produtos serão distribuídos.

Para que você chegue a uma conclusão de onde será o melhor canal, você pode pensar em:

  • Qual o lugar onde seu público procura pelo seu serviço?
  • Em quais tipos de estabelecimento físico?
  • Quais os estabelecimentos virtuais?
  • Como a empresa consegue acessar os mais efetivos canais de distribuição?

Essa definição ajudará a empresa a definir onde ela estará acessível.

P de promoção

A promoção nos 4 Ps do marketing serve para falar de promover sua marca no mercado e as soluções que ela oferece.

Sendo assim, através da promoção você faz com que seu conteúdo chegue até o público certo.

Portanto, aqui você deve pensar fatores como:

Quais são os melhores canais para eu divulgar minha marca?

Se seu mercado é sazonal, você deve saber qual época é mais apropriada para você aproveitar as chances de aumentar suas vendas;

Como a concorrência faz a divulgação dos produtos deles?

  • Quando você pode passar a mensagem do seu negócio para o público-alvo?

Com esses pontos em mente você terá um norte que poderá te ajudar a saber qual a maneira mais efetiva de usar os 4 Ps do marketing no seu negócio.

P de promoção

Aqui é onde seu produto se posicionará no mercado. Ou seja, como seu cliente chegará até você.

Geralmente aqui são trabalhados os lugares em que os produtos serão distribuídos.

Para que você chegue a uma conclusão de onde será o melhor canal, você pode pensar em:

  • Qual o lugar onde seu público procura pelo seu serviço?
  • Em quais tipos de estabelecimento físico?
  • Quais os estabelecimentos virtuais?
  • Como a empresa consegue acessar os mais efetivos canais de distribuição?

Essa definição ajudará a empresa a definir onde ela estará acessível.

Quais As Vantagens Dos 4 Ps Do Marketing?

Ao contrário do que muitas pessoas podem achar, os 4 Ps não são uma lista, mas sim, uma ferramenta de alto valor que pode ajudar qualquer negócio.

Isso porque todo seu conceito e aplicação ajuda nas vendas, conquista e manutenção de uma clientela.

Para um estabelecimento, os 4Ps impõem valor, geram percepção e reconhecimento de sua marca no mercado.

Ainda, em qualquer tipo de situação, é possível ajustá-los de modo que gere benefícios para a essa.

Portanto, se você quer alcançar um patamar de destaque, deve prestar atenção se todos os elementos dessa ferramenta estão sendo trabalhados igualmente para que possam gerar retorno para a empresa.

A utilização dos 4 Ps do marketing oferecem o equilíbrio necessário para que algumas empresas se mantenham vivas na lembrança do consumidor.

Isso porque não adianta nada ter um produto ou um serviço de que ninguém se lembre.

Vimos então como os 4 Ps do marketing funcionam e como eles podem ajudar nas tomadas de decisões de uma empresa.

O conceito desta ferramenta por muitas vezes pode parecer chato aos olhos de quem vê, mas ele acaba sendo fundamental para traçar estratégias diferenciadas e criativas.

Isso porque o mercado já está cheio de empresas com o mesmo produto, então para que você se destaque e venda, é necessário ter estratégia para pensar diferente.


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