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Saiba Tudo Sobre O Marketing 4.0

12.01.21 14:59 Por Agência Tornera - Comunicação e Marketing

O marketing 4.0 é uma evolução do marketing tradicional que vem sendo muito utilizado por empresas hoje em dia.

Quem definiu este conceito foi o chamado pai do marketing, Philip Kotler, que desenvolveu este pensamento mesmo depois de ter conceituado o marketing 3.0.

O pensamento por trás desta definição engloba um panorama de todos os fatos importantes que aconteceram nos últimos 50 anos.

Dessa forma, o conceito funciona como um guia para o profissional que deseja estar atento e aberto as mudanças do mercado e a sua forma de pensar marketing.

Se você quer entender como ele funciona, continue lendo.

No entanto, a mudança mesmo depende mais do seu direcionamento mental do que de ferramentas em si. Por isso que entender como funciona essa nova era é fundamental para saber como aplicar o marketing digital de maneira correta.

O Que É Marketing 4.0?

Mesmo que você não saiba, já passamos pelos três tipos de marketing até que se pudesse chegar no marketing 4.0.

Mas o que ele significa? Bom, esse pode ser definido como o marketing da nova era, onde foi possível notar todas as transformações tecnológicas na sociedade e nas empresas.

Portanto, o marketing 4.0 nada mais é do que a relação consumidor e empresa através da tecnologia.

Então, as empresas precisam ficar de olho em seus consumidores e ao tipo de comportamento que eles estão tendo. Daí vem a necessidade de migrar para o 4.0.

No livro escrito por Kotler, todos os elementos da era do marketing digital acabam sendo destrinchados.  Segundo o autor, essa é uma nova era de revolução digital para as empresas.

Isso porque, se antes podiam investir em meios tradicionais, como jornais, revistas, etc, hoje basta que a empresa avance nas transformações digitais.

Por conta do público ter um outro tipo de comportamento hoje em dia por causa da internet, é necessário que se haja uma nova abordagem do marketing.

Muitas empresas se preocupam com essas mudanças pois acham que muita coisa precisa ser feita para introduzir o marketing 4.0.

No entanto, a mudança mesmo depende mais do seu direcionamento mental do que de ferramentas em si. Por isso que entender como funciona essa nova era é fundamental para saber como aplicar o marketing digital de maneira correta.

Como O Marketing Evoluiu?

Kotler teorizou todos os tipos de marketing pelo qual já passamos até chegar onde estamos. Portanto, veja as diferenças entre cada fase.

Marketing 1.0

O marketing 1.0 começa com o consumidor tendo poucas opções e uma concorrência entre as empresas bastante baixa.

Isso porque nessa fase do marketing, as empresas tinham um foco nos próprios produtos e sua produção.

Portanto, não se dedicavam ao público-alvo ou então em meios personalizados de atrair a atenção do consumidor. A única coisa que se prestava a devida atenção era na divulgação dos produtos.

Marketing 2.0

No marketing 2.0 pode-se perceber um pouco mais a concorrência entre as empresas.

Desse modo, a construção de uma marca é fator que faz com que as empresas se preocupem mais do que anteriormente, pois isso promoverá a diferenciação dela entre seus concorrentes.

Essa mudança somente ocorre pois o público consumidor passa a ser mais exigente e seletivo. Isso porque tiveram mais opções de escolha.

Aqui, já é muito visível perceber a segmentação de mercado para um público em específico.

Portanto, havendo diferenciação de empresas, consegue-se atender muito mais as necessidades e os desejos desse segmento.

Marketing 3.0

Aqui ao invés da segmentação, o que se pode notar foi a personalização do marketing.

Ou seja, aqui o marketing deixa de ser para todos e acaba sendo para uma pessoa. Isso porque ainda que exista um nicho específico para vendas, cada pessoa tem sua personalidade.

Portanto, acaba sendo mais complexo defini-la como um todo. Nessa fase do marketing, o foco principal é tratar o seu público como seres humanos.

É por conta disso que as marcas adquiriram tantos valores humanos para que as pessoas se identificassem com seus valores e propósitos.

Sendo assim, o público não espera apenas a criação e venda de produtos e sim que a marca tenha um compromisso social.

Marketing 4.0

Já aqui, é uma transformação do marketing 3.0 para os meios digitais, incluindo blogs, redes sociais, sites, etc.

Do contrário do que muitos pensam, o marketing 4.0 não substitui o 3.0 e sim acaba sendo um complemento para que as empresas continuem produzindo o marketing 3.0 mas com os conceitos do 4.0.

Isso porque nessa parte é a tecnologia que tem o papel central nas transformações.

Os outros valores de marketing ainda existem no mercado, no entanto, todas as empresas que se adaptam as mudanças e as novas formas de pensamento, acabam se destacando melhor.

Como aplicar o marketing 4.0 na prática?

Muitas empresas ainda possuem dificuldades para saber como fazer valer essa nova era do marketing em sua empresa.

Portanto, aqui vão algumas dicas para que você saiba como fazer essa transição e aplicá-la em seu negócio.

Tenha relações horizontais

A hierarquia não possui o foco do marketing 4.0, sendo assim, o diferencial das empresas acaba sendo se colocar no lugar do consumidor.

Logo, ter uma identidade e deixar seu propósito em evidência, junto a seus valores é a melhor forma de aplicar o marketing em seu negócio.

Isso porque com relações de igual para igual, sua empresa consegue se comunicar melhor com seus consumidores e dessa maneira, faz com que o relacionamento com eles acabem sendo melhor.

Compreenda não estar no controle total

Isso porque o marketing 4.0 tem muito da opinião alheia. O motivo disso é que na era digital, todo mundo tem voz e essas vozes podem influenciar as decisões de outras pessoas.

Sendo assim, você como uma empresa, não consegue ter um controle sobre o que as pessoas dizem sobre sua marca, pois diferente do marketing 1.0, agora são as pessoas que fazem a reputação de uma marca ou empresa.

Conquiste fazendo marketing de conteúdo

Ter a atenção do público e sua confiança, é um dos maiores desafios do marketing 4.0.

Tudo na era digital acontece de maneira rápida e as pessoas não tem mais tempo para esperar um anúncio ou ler um jornal.

Isso porque a internet é um meio muito mais atrativo onde as informações trafegam de maneira rápida.

Então, para driblar a falta de interesse, é importante focar em um conteúdo de qualidade que gere valor para o consumidor.

Conclusão

Por fim, vimos então o que significa o marketing 4.0 e como ele mudou ao longo do tempo.

Se você quiser saber sua aplicação a fundo em sua empresa, sugerimos dar uma conferida no livro de Philip Kotler "Marketing 4.0: do tradicional ao digital" para entender melhor todas as transformações e dicas úteis que você pode implementar já.

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