Orçamento Online!

Otimização de Sites para Motores de Busca: Estratégias Eficientes para Ranquear Melhor no Google

13/11/2023 11:24 Por Agência Tornera - Comunicação - Marketing - Vendas

Eleve seu site no Google com as estratégias de SEO da Tornera. Descubra desde a essência do SEO até técnicas avançadas de otimização para ranquear melhor. Aumente visibilidade, credibilidade e conversões. 

Pessoa em frente uma mesa com notebook, caneca e tablet, segurando celular com  barra de pesquisas do google embaixo
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Otimizar seu site para os motores de busca, é uma excelente estratégia para ranquear melhor no Google e saber como fazer isso, é fundamental!

Por isso, neste post, apresentamos dicas práticas sobre como você pode otimizar um site para motores de busca, incluindo pesquisa de palavras-chave, otimização on-page, técnicas de link Building e muito mais!

Então, se você tem interesse no assunto e principalmente, aprender a se posicionar melhor no Google, venha com a gente nessa leitura!

 O que é SEO?

Falando sobre as melhores dicas de otimização para os sites de busca, não poderíamos começar diferente que não fosse explicando o que é SEO, não é mesmo?

Pois bem, a sigla SEO significa Search Engine Optimization, ou traduzindo para o português literal: otimização para motores de busca. 

Em resumo, o SEO refere-se a uma prática que busca tornar uma página da web visível, além de proporcionar melhor ranqueamento nas páginas de resultados de mecanismos de pesquisa (SERPs), ou seja, aparecer na primeira página do Google!

Qual a importância ou benefícios de aplicar as estratégias de SEO?

Primeiramente, saiba que aplicar o SEO ajuda a direcionar melhor o tráfego orgânico para o seu site. (1°)

E, tráfego orgânico se refere aos usuários que chegam a determinados sites clicando num resultado de pesquisa que não pagou para estar ali. 

Então, sim, eles abrem voluntariamente as primeiras pesquisas que aparecem no Google a fim de satisfazer suas necessidades.

Portanto, esse é o momento perfeito para também investir no marketing de conteúdo, impactando na percepção do cliente.

Claro que, esse processo é completamente diferente do tráfego pago que, como o próprio nome sugere, é gerado por meios pagos como propagandas online. 

Além disso, o SEO é fundamental no quesito de reconhecimento de marca. (2°)

Isso significa que, quanto mais visível um site está nos resultados de pesquisa, mais essa empresa soará familiar para o seu público-alvo. 

Sem contar que conquistar um bom ranking pode contribuir com a sua credibilidade dentro da indústria, e, por isso, você não pode deixar de investir!

Melhores técnicas de otimização para websites

Então, depois de conhecer o SEO, um dos principais métodos aplicados para otimização, vamos logo conhecer outras dicas sobre o assunto? 

Aqui, você verá mais algumas técnicas para realizar uma otimização de websites de maneira eficiente e promissora.

Acompanhe as dicas!

Dispositivos eletrônicos em volta de uma mesa com a palavra "SEO" ao centro
Caption Goes Here

1. Entender as preferências do usuário

Independente de qual seja sua intenção com um website, sua página precisa ser relevante e interessante para quem a está visitando. 

Sendo assim, para começar, nada é mais indicado do que conhecer muito bem o público e o que ele procura.

Por isso, é importante definir as personas do seu negócio, conhecer mais do seu comportamento e ainda, identificar o que precisa ser feito para entregar uma experiência positiva a esses usuários e também, potenciais clientes.

2. Pesquisa de palavras-chave

Dentro desse processo, é necessário dar atenção às palavras-chave nos campos de pesquisa. Utilize as que sejam mais relevantes para os usuários. 

Considerar quais são os termos mais buscados por quem deseja atrair para seu site é uma excelente estratégia e vale muito para e-commerce e/ou páginas institucionais.

Mas, indo além, saiba que é preciso trabalhar também no que vai aumentar a relevância das suas páginas, então, as palavras-chave devem ser estratégicas e cuidadosamente pensadas.

3. Otimização de URL

Outro fator importante para garantir a boa otimização do seu site é a criação de uma padronização para as URLs das suas páginas. 

Apesar de as pessoas praticamente não digitarem especificamente uma seção que queiram acessar, os buscadores consideram esses endereços importantes para a definição de um ranqueamento.

Além disso, esse é um dos pontos que facilita a identificação do tema, bem como, das partes principais que envolvem determinado assunto.

Por isso, organize tudo o que vai ser exibido nas suas páginas e faça um planejamento específico para criar URLs mais limpas e práticas.

4. Use imagens otimizadas

Claro que quando falamos de otimização, não nos referimos a apenas textos, as imagens também precisam entrar nesse processo e ser otimizadas!

Isso acontece, porque elas impactam diretamente a experiência do usuário, por isso, elas não podem ter uma qualidade ruim, pois, se isso acontecer, pode representar a perda de visitas, e consequentemente vendas, o que é algo bastante pesado quando nos referimos a um e-commerce, por exemplo.

Nesse caso, você precisa:

  • Comprimir imagens para reduzir o tamanho do arquivo sem comprometer a qualidade visual (afinal de contas, os usuários são impacientes e não vão esperar muito para a imagem carregar).

  • Portanto, a melhor alternativa é utilizar formatos de imagem adequados, como JPEG e PNG.

Lembre-se de que atualmente, existem ferramentas que tornam esse trabalho mais fácil, otimizando as imagens de forma que elas não fiquem tão pesadas.

Invista nesse processo e note a diferença no seu negócio!

5. Investir em uma estratégia de link building

Para aumentar a autoridade e relevância de sua página, é essencial empregar recursos que envolvam estratégias de link building, também conhecido como links internos. Isso implica no uso de conteúdo relevante de outras fontes, uma técnica eficaz chamada de guest post. Essa prática não apenas contribui para a substituição de seu conteúdo, mas também impulsiona o tráfego orgânico do site.

6. Ter um carregamento rápido

Uma página leva em torno de 1 a 10 segundos para carregar, e como vimos anteriormente, essa demora causa a insatisfação dos usuários, que acabam deixando o site.

Sendo assim, o ideal é que o carregamento não ultrapasse os 3 segundos, oferecendo uma experiência ágil para o visitante, que logo vai encontrar o que está procurando, sem estresse.

Portanto, invista em otimizações certeiras para melhorar o sucesso do seu negócio!

7. Não pare de testar e monitorar o desempenho

Por fim, mas não menos importante, saiba que testar e monitorar o desempenho é essencial para a otimização de websites é compreender a importância do monitoramento. 

Afinal de contas, só assim para saber se os resultados estão positivos.

Nossa dica aqui, é para que você invista em técnicas com o teste A/B para identificar os caminhos mais eficientes e assim, gerar um impacto positivo na sua audiência.

Quais os benefícios de otimizar seu website?

De um modo geral, os benefícios de otimizar seu website são:

  • Mais chances de ser visto;

  • Melhores resultados;

  • Ganho de credibilidade;

  • Mais conversão.

Além disso, saiba que ao aplicar essas técnicas, alinhadas ao SEO e o Marketing de Conteúdo, você garante e constrói sua autoridade online e consequentemente, conquistar novos clientes.

Pessoa digitando ao computador com várias ferramentas de SEO representadas na tela
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Como a Tornera pode ajudar com a otimização de sites?

Como vimos a decorrer desse post, as técnicas de SEO são a ponta do iceberg para você ter sites otimizados para os mecanismos de busca.

Mas, você não precisa se preocupar com isso, basta contratar os serviços da Tornera, nós vamos proporcionar a você mais visibilidade no orgânico, melhorando o seu SEO com os conteúdos de blog.

Tem interesse em ter um texto de 1000 palavras todo otimizado por apenas 10 reais? E garantir com eles as melhores posições?

Então, entre em contato!


TORNERA - COMUNICAÇÃO, MARKETING E VENDAS

Qual é o seu Nome?  *
Qual é seu e-mail? *
Qual é o seu WhatsApp? *

A Tornera

A Tornera possui a infraestrutura e os softwares mais avançados para proporcionar um atendimento dinâmico e eficaz.


Trabalha com profissionais exclusivos, altamente qualificados e com vasta experiência de mercado no segmento de comunicação e marketing.

O atendimento é focado em qualidade e agilidade, oferecendo preços competitivos, estratégias versáteis e inovadoras.


Para sua empresa, seja ela, iniciante, de pequeno, médio ou grande porte tenha as oportunidades de negócio de que precisa para se destacar ou se consolidar no mercado, entre em contato agora conosco agora mesmo.


A geração de oportunidades para o seu negócio é a maior preocupação para a Tornera, e custa muito menos do que você imagina!