Orçamento Online!

Marketing de Relacionamento: seu cliente, seu fã

26.08.20 21:37 Por Agência Tornera - Comunicação e Marketing

Adotar o Marketing de Relacionamento significa agregar estratégias de relacionamento com os clientes, através de ações que vão firmar uma relação positiva entre sua marca e seu público.

Mas, como investir? Por onde começar? Nesse post daremos algumas dicas importantes para você, empresário, que, além de querer aumentar o público, quer saber como cativá-lo e mantê-lo. Vamos lá!

  • Primeiramente é necessário entender qual o público alvo

Você tem uma empresa que presta serviços e/ou vende produtos. Ok! Você já sabe o que vender. Agora, para quem vender? A resposta vem depois de definir seu PCI, Perfil de Cliente Ideal e suas Personas. Quando estabelecemos uma Persona, estamos trabalhando com personagens fictícios, mas que correspondem ao que seria um potencial cliente no mercado. Identifique qual o público alvo do seu negócio e assim, será mais fácil encontrar as estratégias para atraí-lo. O processo vai caminhando à medida que você passa a se especializar.

  • Especialização para atender o público: O que vender, para quem vender e como vender

Outro ponto essencial de se estabelecer e estudar junto às estratégias de comunicação e marketing é a identificação da dor do cliente. O que ele precisa? Como você pode ajudar de forma satisfatória? Desenvolvendo estratégias focadas na especialização, você atrai o cliente, mostrando que ele é especial.

  • Invista em provas sociais

As provas sociais são relatos de experiências que empresas utilizam para fortalecer as vendas e conquistar novos clientes. Mostre para quem não conhece seus serviços ou produtos experiências positivas de clientes e assim, estará dando provas de que seu trabalho é seguro, eficiente e satisfatório. Lembre-se que os clientes realizam pesquisas na hora de contratar uma empresa e oferecer provas sociais vai te ajudar a somar pontos.   

  • Trate o cliente como único e esteja sempre presente

Não espere o cliente vir atrás se sua empresa não parece acessível e presente. Nutra seu cliente com informações sobre seus serviços e produtos e, a necessidade de adquiri-los. Parabenizar o cliente em datas especiais, oferecer ofertas e planos de fidelidade e realizar pesquisas de satisfação são formas de seu negócio se mostrar presente e garantir um bom relacionamento com o cliente. 

O sucesso de suas ações vai depender de um bom planejamento e de boas estratégias de comunicação e marketing. Essas são algumas dicas para ajudar você que quer investir no Marketing de Relacionamento. Mas, lembre-se: além de querer um maior número de clientes, você precisa conquistá-los e fazer com que eles sempre busquem seus serviços ou produtos.

Mantenha-se atualizado! Receba nosso conteúdo por e-mail.

A Tornera

A Tornera possui a infraestrutura e os softwares mais avançados para proporcionar um atendimento dinâmico e eficaz.


Trabalha com profissionais exclusivos, altamente qualificados e com vasta experiência de mercado no segmento de comunicação e marketing.

O atendimento é focado em qualidade e agilidade, oferecendo preços competitivos, estratégias versáteis e inovadoras.


Para sua empresa, seja ela, iniciante, de pequeno, médio ou grande porte tenha as oportunidades de negócio de que precisa para se destacar ou se consolidar no mercado, entre em contato agora conosco agora mesmo.


A geração de oportunidades para o seu negócio é a maior preocupação para a Tornera, e custa muito menos do que você imagina!

Vamos tomar um café? Conte sua ideia