Orçamento Online!

Do Topo ao Fundo do Funil: Como o Marketing de Conteúdo Guia a Jornada do Cliente

09/10/2023 19:00 Por Agência Tornera - Comunicação - Marketing - Vendas
Funil de vendas
(Fonte: iStock/Reprodução)

Como o marketing de conteúdo pode ser adaptado para acompanhar a jornada do cliente, oferecendo informações pertinentes em cada estágio e aumentando as chances de conversão??

Veja todos os detalhes nesse post!

Conheça as três etapas do funil de vendas (topo, meio e fundo) para entender como elas se relacionam com a jornada de compra.

Para quem não sabe, as etapas do funil de vendas servem para mostrar o caminho que o cliente faz desde que tem o primeiro contato com a sua empresa até quando se torna um cliente.

E, entender como as estratégias do marketing de conteúdo são importantes para a condução dos clientes, tornam o processo ainda mais eficaz.

Então, para saber mais sobre o assunto, vem com a gente nessa leitura!!

 O que é jornada do cliente?

Em resumo, a jornada do cliente é o percurso que um cliente faz desde o primeiro contato com a empresa até a compra.

Explicando de um modo geral, o cliente passa por etapas com ações estratégicas de marketing e vendas aplicadas que facilitam na sua decisão de compra.

A jornada do cliente é dividida em 4 etapas, que abrangem o caminho executado pelo possível comprador até ele se tornar um cliente.

Portanto, não confunda com o funil de marketing, que tem 3 etapas, o topo, o meio e o fundo do funil.

Para entender melhor, vamos falar um pouco mais sobre cada uma delas e como a sua estratégia de vendas pode trabalhar cada uma das etapas.

Etapas da jornada do cliente

Jornada do cliente
(Fonte: iStock/Reprodução)

Como antecipamos, a partir do momento em que o cliente toma conhecimento de seu produto ou serviço até a conversão da compra, é necessário que ele passe pela jornada de compra.

E, como dissemos, existem 4 etapas que fazem parte do processo de descoberta à solução, que, se bem aplicados, podem acelerar o andamento das coisas e assim, aumentar o número de vendas.

Confira!!

Etapa 1: Aprendizado e descoberta

Aqui, temos os passos iniciais de uma possível compra.

Mas o detalhe é que o futuro comprador ainda não conseguiu identificar se realmente tem um problema ou se essa é uma oportunidade.

Recomendação: Como o cliente ainda está aprendendo e se descobrindo, não é indicado que seu time de vendas entre em contato.

Isso porque, uma ação invasiva dessas pode assustá-lo, já que ele ainda não sabe o que precisa e não conhece a sua empresa.

Etapa 2: Reconhecimento do problema

Nessa etapa, o futuro lead já conseguiu identificar uma oportunidade ou já reconhece o seu problema.

Aqui, a principal dor dele está clara e as pesquisas e procuras vão focar em entender melhor como resolver esse problema, aprendendo sobre as possíveis soluções (que, aparentemente, estão na sua empresa, seu produto ou serviço).

Recomendação: Essa é uma oportunidade para seu time de vendas ajudar na educação deste prospect!

A dica que nós da Tornera damos é aplicar um formulário. Dessa forma, ele se torna um possível lead, enquanto seu time de vendas o prepara para a compra, fazendo a nutrição com conteúdo relevante específicos e auxiliando nas dúvidas sobre o produto e a solução.

Etapa 3: Consideração da solução

Agora é o momento de adotar estratégias invasivas!

Isso porque, até aqui, o seu possível cliente já sabe qual é o seu problema e começa a conhecer e avaliar algumas soluções possíveis para esse problema.

Então, mais do que nunca, os seus times de vendas e de marketing devem ajudar a criar o senso de urgência para o prospect, ou seja, mostrar que aquele problema deve ser resolvido rápido, acelerando a jornada do cliente.

É uma tendência que possíveis compradores se esqueçam do problema e não adquiram a solução.

Recomendação: Mantenha contato com o prospect nesse momento é fundamental!

Certifique-se de qual é a dor e o que ele procura na solução, lidere-o no caminho (convencendo-o) de que a sua solução é a melhor.

Etapa 4: Decisão de compra

Finalmente, o cliente já está comparando as soluções e decidindo qual se encaixa melhor para o seu problema.

Então, aproveite o momento para mostrar as vantagens do seu produto e os diferenciais da sua empresa.

Etapas do funil de vendas

Funil de vendas
(Fonte: iStock/Reprodução)

Quem trabalha com Marketing de Conteúdo, ou planeja se fazer presente no digital, conhece de topo, meio e fundo de funil.

Esses termos comuns, referem-se aos estágios do funil de vendas e para quem não sabe, eles servem para mostrar o caminho que o cliente faz desde o primeiro contato com a sua empresa até quando decide se tornar um cliente.

Claro que, entender como o funil de vendas funciona e desenvolver estratégias que conduzam seus contatos do topo até o fundo dele é essencial para a eficácia do marketing de conteúdo.

E aqui vai um spoiler: usa-se conteúdo para fazer esse movimento!

Afinal de contas, o funil de vendas dá suporte à jornada de compra das personas da empresa.

Por isso, as etapas de ambos você verá relacionadas a seguir:

Topo do Funil: Está relacionado com a etapa da jornada de compra que se chama de reconhecimento do problema, na qual seus visitantes ficam sabendo que têm uma necessidade ou problema para resolver.

Aqui, você pode oferecer materiais que foquem na educação, como eBooks e infográficos, que o visitante pode acessar preenchendo um formulário – e tornando-se, de fato, um Lead.

Meio de funil: Aqui, já estamos lidando com os Leads e eles estão em busca de resolver um problema. Portanto, a ideia aqui é ajudá-los com dicas e técnicas.

Essa etapa pode ser relacionada ao reconhecimento do problema e à consideração da solução. Então, em vez de tentar vender a qualquer custo, aqui trabalha-se para amadurecer e qualificar esses Leads.

 Fundo de funil: Aqui, os Leads qualificados tornam-se oportunidades à procura de soluções e já estão quase prontos para serem abordados pelo time de vendas.

Bons exemplos de conteúdo para essa fase podem ser: tabelas de preços, comparativos entre ferramentas, pedidos de teste gratuito, consultoria e outras soluções focadas para o Lead.

Conclusão

Agora que você já sabe o que é a jornada do cliente, bem como, tem conhecimento sobre as etapas de funil de vendas, deixe a Tornera ajudar sua empresa a obter os melhores resultados com estratégias de marketing de conteúdo!

Além disso, aproveite para melhorar seu SEO com os conteúdos de blog da Tornera, onde você pode ter um texto de 1000 palavras todo otimizado por apenas 10 reais!

Dessa forma, podemos trazer os melhores resultados no orgânico para você. Então, entre em contato com a gente para saber mais!

A Tornera

A Tornera possui a infraestrutura e os softwares mais avançados para proporcionar um atendimento dinâmico e eficaz.


Trabalha com profissionais exclusivos, altamente qualificados e com vasta experiência de mercado no segmento de comunicação e marketing.

O atendimento é focado em qualidade e agilidade, oferecendo preços competitivos, estratégias versáteis e inovadoras.


Para sua empresa, seja ela, iniciante, de pequeno, médio ou grande porte tenha as oportunidades de negócio de que precisa para se destacar ou se consolidar no mercado, entre em contato agora conosco agora mesmo.


A geração de oportunidades para o seu negócio é a maior preocupação para a Tornera, e custa muito menos do que você imagina!

Vamos tomar um café? Conte sua ideia