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O Marketing de Conteúdo e a Arte de Persuadir Sem Vender

25/09/2023 19:06 Por Agência Tornera - Comunicação - Marketing - Vendas
Mulher apontando para caderno e vário sicones de email, curtida, carrinho de compra
(Fonte: Freepik/Reprodução)

A arte da persuasão: abordar uma estratégia de marketing de conteúdo bem executada, significa saber vender sem ser invasivo. Vem com a gente nesse post, saber mais sobre a arte da persuasão em decorrência do Marketing de Conteúdo.

Dessa forma, a partir de uma abordagem mais inteligente e respeitosa, é possível vender mais e com mais eficiência.

Então, para criar um relacionamento genuíno com os clientes, eliminando a necessidade de táticas de venda agressivas e assim, obter os melhores resultados, vem com a gente conferir as melhores dicas de persuasão.

Você já ouviu falar em Copywriting?

Se você está aí quebrando a cabeça para desvendar o mistério de como persuadir o cliente sem ser agressivo, nós temos uma excelente opção para você: copywriting!

Isso porque, o copywriting nada mais é do que uma excelente estratégia de produção de conteúdo com a finalidade de convencimento.

Sim, aqui, o leitor deve ser convencido a realizar uma ação determinada, como comprar um produto ou cadastrar-se para receber uma newsletter.

Essa é uma tática constantemente aplicada por departamentos de Marketing e Vendas em suas comunicações, tanto em canais digitais como offline e você não pode mais deixar de investir para garantir boas vendas!

Então, para resumir, o copywriting é uma estratégia de produção de conteúdo focada em convencer o leitor a realizar uma ação específica, que pode ser a persuasão!

Mas, qual a relação entre Marketing de Contéudo e Copywriting?

Pessoa escrevendo no notebook
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Calma que nós vamos explicar sobre isso aqui neste tópico!!

Ambos os termos são estratégias aplicadas que se popularizaram muito para facilitar a divulgação na internet e diferente do que muitos imaginam, esses são conceitos opostos, mas que podem trazer resultados em conjunto.

O conceito do Marketing de Conteúdo, por exemplo, está relacionado a atração. Então, conquistar o público específico por meio de conteúdos relevantes e ricos é o seu objetivo principal.

Como isso, nós podemos dizer que o Marketing de Conteúdo abandona a antiga premissa da publicidade invasiva para transformar empresas em verdadeiras educadoras, que insistem nas vendas agressivas.

Já o copywriting, tem a “arte de vender” a partir da persuasão. E para isso, aplica-se ao método, uma técnica chamada de funil de vendas.

Esta, consiste em conduzir o seu público, etapa por etapa, por meio de conteúdos preparados propositalmente e de forma estratégica até o seu destino final, que nesse caso, chamamos de conversão.

Portanto, podemos dizer que os dois conceitos são importantes para persuadir o cliente, onde o Marketing de Conteúdo visa engajar e atrair o público-alvo por meio de conteúdos educativos e de qualidade, enquanto o Copywriting estimula o leitor a tomar uma atitude a partir de tudo o que consumiu.

O fato é que o grande segredo para persuasão está em conhecer a fundo quem consumirá o conteúdo.

Dessa forma, torna-se possível trazer o leitor e seu universo para dentro da narrativa e solucionar suas dúvidas da melhor maneira possível.

Conheça as principais técnicas de Copywriting

Já sabemos que o copywriting é o pontapé que faltava para que o cliente seja persuadido e decida pela compra.

Claro que para persuadir o cliente a tomar a decisão de compra, as técnicas do copywrting devem ser bem implementadas para garantir sucesso.

Sendo assim, nós listamos as principais delas a seguir!

Reconheça seu público-alvo

Saber para quem escreve é a alma de qualquer negócio digital, portanto, a primeira etapa para uma excelente aplicação das técnicas de copy é a definição da sua persona.

Afinal de contas, as personas são personagens que representam seu cliente ideal a partir da utilização de dados reais.

Dessa forma, torna-se possível produzir um conteúdo mais direcionado e específico para os seus potenciais clientes, seguindo o estilo e abordagem que se aproxime à realidade deles, aumentando a possibilidade de conversões.

Acerte no tom da mensagem e nas linguagens

Falando em abordagem de potenciais clientes, é essencial determinar, desde o início, qual será o tom e a linguagem adotados em seus conteúdos.

Isso ajudará a atrair a atenção do leitor e, depois de definir a persona, você já terá facilitado bastante essa tarefa.

Pense em títulos matadores

Sabemos bem que o título é o primeiro contato que o leitor tem com seu conteúdo, por isso, este é um dos elementos mais relevantes para os motores de busca.

E, portanto, ele deve ser matador (literalmente falando) para que o público queria prosseguir com a leitura.

Lembre-se de que atualmente existem diferentes formatos de títulos e conhecer o seu público, é fundamental para saber qual modelo escolher.

  • Comece com números;

  • Faça uma pergunta;

  •  Apresente o tema;

  • Provoque os leitores.

Conecte-se com seu público

Conectar-se com o leitor é o sonho de qualquer um que trabalha no mundo da internet.

Afinal de contas, sabemos que planejar um conteúdo estratégico de modo que o leitor sinta que aquele texto foi escrito pensando exclusivamente nele, não é fácil.

Sendo assim, a partir das estratégias de Copy juntamente com o Marketing de Conteúdo bem aplicadas, é possível vender o seu conteúdo ou serviço de forma mais simples e natural.

E isso pode ser feito ao mostrar ao visitante, por meio de materiais educativos e ricos, que você oferece exatamente o que ele precisa.

Trabalhe com verbos de ação

Claro que tudo isso é em vão se não tiver uma ação de compra do cliente, ou seja, se ele não for persuadido, certo?

Então, para provocar no leitor o sentido de urgência, é necessário dar um empurrãozinho. Mas claro que de um jeito singelo, sem agressividade: a venda por persuasão!

Sendo assim, lembre-se de que o principal objetivo de um copy é fazer com que o visitante do seu blog siga a ação definida por você.

Portanto, para incentivar e garantir que ele compreenda a mensagem e saiba tomar os próximos passos “sozinho”, é indicado que você use verbos no imperativo, principalmente no título, nos intertítulos e na CTA.

Sim, os verbos de ação, nesse caso, têm um poder nas pessoas sem igual e colocá-los no seu texto, é uma excelente forma de persuadir os leitores!

Aposte em sua capacidade de persuasão

Até aqui, vimos que persuadir faz parte de uma boa estratégia de copywriting.

Sendo assim, saiba que há um segredo por trás disso, que prometem aumentar psicologicamente o seu poder de convencimento.

Eles são conhecidos como “gatilhos mentais” definidos por Robert Cialdini, em seu best-seller “As Armas da Persuasão” e nomeiam-se como:

  • Reciprocidade;

  • Prova Social;

  • Afeição;

  • Autoridade;

  •  Coerência;

  •  Escassez.

Mas, para que você não confunda os assuntos, vamos falar sobre isso com mais detalhes em outro post, ok?!

Como a Tornera pode te ajudar nessa persuasão?

Mulher feliz com vários ícones representando redes sociais
(Fonte: Freepik/Reprodução)

A Tornera é especialista em Marketing de Conteúdo e junto com as boas técnicas aplicadas de copywriting, pode te ajudar a persuadir novos clientes, criando um relacionamento genuíno e assim, eliminando a necessidade de técnicas de vendas agressivas.

Afinal de contas, com a Tornera, você garante muito mais visitas no orgânico!! Então, melhore seu SEO com os conteúdos de blog da Tornera, onde você pode ter um texto de 1000 palavras todo otimizado por apenas 10 reais!

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