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Importância de Ações de Marketing Off-line

01.12.21 13:00 Por Agência Tornera - Comunicação e Marketing
Bandeirada
Quem nunca cometeu o erro de pensar que marketing e distribuição têm tudo a ver com Internet? Sim, mas o universo da mídia off-line ainda existe para mostrar que não é tão fácil.

Não há como negar a importância do marketing digital nas últimas décadas. Além do fato de as pessoas estarem cada vez mais juntas, seja em blogs e sites de suas marcas favoritas, seja em buscadores e redes sociais.

De qualquer forma, não é difícil perceber. É por isso que a mídia tradicional parou de funcionar ou estar presente em nossas vidas. Basta olhar em volta e verificar a presença dos seguintes itens: 

  • Revistas e jornais impressos;
  • Brochuras, folhetos e similares;
  • Televisores e rádios;
  • Externo, porta de ônibus, entre outros .;
  • Vários veículos semelhantes.

Prova disso é a famosa mídia do tipo Out of Home, também conhecida pela sigla OOH. Não se refere apenas ao que está fora de casa, visto que também posso usar a Internet na rua (através do tele móvel ou tablet), mas sobretudo à comunicação visual urbana - outros espaços públicos são também uma forma de marketing off-line. Costumam fazer muito sucesso no final do ano, na passagem de ano e também em outras datas festivas.

Entenda o que é marketing off-line

O conceito é muito simples. É uma série de ações que ocorrem no ambiente físico, ou seja, fora da internet. Eventos promocionais em shoppings e praças, distribuição de brochuras, anúncios impressos, pôsteres e ligações de marketing por telefone são apenas alguns exemplos.

Inclui participação em feiras de negócios, divulgação de palestras, workshops e qualquer outro formato que o público solicitar para ter um contato mais direto com sua empresa. Embora funcione principalmente no ambiente digital.

Descubra a importância dessas ações

Mesmo que você use a Internet regularmente, grande parte da sua vida ocorre fora da Internet. E mesmo que você tenha acesso constante a redes sociais, blogs e outros canais online, em uma ação física faz com que determinada empresa pareça mais real e concreta, como se realmente existisse, e não apenas nas mídias digitais.

Desta forma, mesmo os amantes da tecnologia gostam de ter algo tangível no mundo físico que funcione sem acesso à Internet. Além disso, as ações off-line criam um sentimento de familiaridade, o que é muito importante para a decisão de compra.

O outdoor que você vê quando vai para o trabalho, o flyer no banco do metrô, a revista que você lê no consultório médico: todas essas influências moldam a imagem de uma marca e fazem você se lembrar dela. Por exemplo, você costuma entrar em uma cantina ou restaurante que é anunciado em vários lugares ou em uma empresa da qual você nunca ouviu falar? No momento da decisão, geralmente há uma sensação de estar em algo familiar.

Hoje, o ambiente físico e digital andam de mãos dadas. E se você ignorar qualquer uma dessas abordagens, o alcance de seu negócio será severamente limitado. Não é à toa que as maiores empresas do mundo ainda estão investindo em milionários de marketing off-line.

Aprenda como aplicar o marketing off-line ao seu negócio

Se você já sabe como é importante colocar suas promoções de marketing no mundo físico, mas ainda não sabe por onde começar, é hora de ler e aprender. Descubra abaixo algumas das estratégias que você pode usar em seu negócio!

Ofereça os melhores brindes 

Oferecer brindes ainda é uma ótima maneira de chamar a atenção das pessoas para este dia. Para isso é importante apostar em artigos que sejam relacionados ao segmento em que você está inserido, sejam de boa qualidade e sejam realmente úteis aos que estão em destaque.

Os humanos são muito associativos. Portanto, se ele tiver uma boa impressão do item recebido, automaticamente associará esse sentimento à imagem da sua empresa. Portanto, para que essa estratégia seja realmente eficaz, ela precisa ser realizada de forma consciente e bem planejada.

Se sua empresa for uma loja online, tente enviar presentes no momento da compra. Se você adicionar um cartão manuscrito a isso, por exemplo, você pode trazer seu produto ainda mais perto do consumidor, fazer com que ele se sinta especial e repetir a experiência, é o que chamamos de experiência do cliente.

Divirta-se com o cartão de visita

Embora pareça antiquado, o cartão de visita ainda é muito importante como estratégia de marketing off-line. Esta peça gráfica é uma forma muito eficiente de networking e lembra o potencial cliente ou parceiro de negócios sobre isso.

Se o cartão for bonito e bem feito, o cliente provavelmente o manterá em sua carteira. São pequenos, não ocupam espaço e tem gente que até os recolhe. A vantagem é que quando o consumidor precisa de algo está à sua disposição e é você quem está procurando.

Quem trabalha com internet também deve investir em um cartão de visita de qualidade para divulgar seu site ou empresa no meio físico. Deve incluir a identidade visual e os endereços digitais da sua empresa, seja um blog, site ou até mesmo um perfil de mídia social. 

Desta forma, pode convidar potenciais clientes a descobrir o seu conteúdo, mesmo quando não estão perto de um computador ou tele móvel. As pessoas serão capazes de analisar tudo com calma em um segundo momento.

Produzido conteúdo fora da internet

Por mais relevantes que sejam postagens em blogs e vídeos nas redes sociais, aparecer na TV ou em revistas que têm um ponto de vista específico ainda tem muito peso na mente dos consumidores.

Mais Em vez de apenas pagar para ter um anúncio publicado, tente entregar conteúdo relevante. Pode ser um comentário sobre novas leis, uma visão comercial do mercado ou qualquer outro tópico relacionado ao seu negócio - e ajudará a estabelecer sua autoridade na área.

Conclusão

Fazer bom uso do marketing off-line é fundamental para aproximar sua empresa do cliente e levar suas ideias para o nível físico. Para conciliar o seu comportamento digital e físico, é muito importante contratar uma empresa especializada no assunto.

Sem o planejamento certo, você vai consumir muita energia, recursos financeiros e não vai ter o retorno esperado. Cada ação no marketing off-line faz parte de um conjunto cuidadosamente planejado. Desalinhamentos e iniciativas isoladas raramente garantem bons resultados.

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