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Importância da persona de sua empresa, para o processo de vendas

22.10.21 08:13 Por Agência Tornera - Comunicação e Marketing

A forma de consumo e o consumidor mudaram muito recentemente. E você já pensou se o seu negócio está acompanhando essa evolução?


Não é mais suficiente apenas criar seu produto e colocar um anúncio para vendê-lo ou para manter seus clientes! Os consumidores pesquisam antes de fazer uma compra, especialmente aqueles que exigem maiores investimentos antes de fechar um negócio. Eles acessam buscadores online e pesquisam bastante em diversos sites e até nas redes sociais da marca e de outras pessoas próximas a eles para entender do que estão falando. Munidos de informações, eles escolhem o produto que acham que ajudará a resolver seu problema agora.


Este novo comportamento traz consigo vários problemas que a empresa tem de enfrentar para fazer crescer o seu negócio, para vender e até para se expandir. Isso inclui o uso de redes sociais, o uso de inbound marketing e a padronização de marketing e vendas.


E no post de hoje abordaremos justamente este tópico: Como o marketing e as vendas podem funcionar de forma integrada para aumentar as vendas e reter clientes.


Visto dessa forma, parece uma justificativa, não é? E hoje se torna crucial se uma empresa deseja crescer. Muitas empresas já pensaram em como o marketing e as vendas podem trabalhar juntos. Algumas empresas que compreenderam como aplicar esse pensamento já estão colhendo os frutos. No entanto, outros que ainda não o colocaram em prática de forma adequada permanecem desacreditados quando se trata de eficiência. A verdade é que é necessário um bom planejamento para integrar efetivamente esses dois setores.


Se você deseja entender melhor como essas dinâmicas funcionam e como aplicá-las de maneira eficaz e eficiente em seu negócio, continue lendo, continue este post e aproveite muito bem todos os insights!

O que uma equipe de marketing faz? 

Primeiro, precisamos entender o que uma equipe de marketing realmente faz.


Muitas pessoas pensam que ter uma equipe de marketing e confiar em uma agência ou profissional de comunicação para administrar seus negócios é jogar dinheiro fora. E é por isso que as pequenas e médias empresas, em particular, estão perdendo grandes oportunidades de crescimento.


Nos dias em que as pessoas estão muito conectadas, pesquise antes de comprar um produto, você entende quem é a marca, quais são suas vantagens, o que dizem e o que falam sobre elas na rede, é importante ter uma equipe de marketing que sabe exatamente como atrair e reter o consumidor. Isso fará toda a diferença para o seu negócio no aumento das vendas.


Agora que você conhece esta dica importante, vamos entender melhor o que o departamento de marketing faz.


Área responsável pelo suporte à equipe de vendas da empresa. Se você está se perguntando como, nós responderemos. Para que os compradores cheguem à sua equipe de vendas, eles precisam primeiro saber e querer comprar o seu produto, ou pelo menos a sua solução faz sentido para resolver o problema deles, certo? É exatamente aqui que começa o trabalho de marketing. É ele quem usa inúmeras táticas para atingir os clientes a fim de conquistá-los e retê-los. E esse é o grande objetivo de cada marca.


Assim, a equipe de marketing age, faz um diagnóstico de mercado muito preciso, entende quem é o seu público-alvo, faz um bom planejamento e seleciona as melhores técnicas para o seu negócio. Dessa forma, ele também acompanhará as métricas e poderá avaliar o que trará o maior retorno sobre o investimento e fará mais sentido para o seu negócio. Além disso, também ajudará a melhorar a imagem da sua marca e o envolvimento do público com o seu produto.


Para que isso seja feito de forma eficiente, a indústria possui diversas atividades bem definidas. Para melhorar o trabalho do dia a dia, algumas práticas comuns são:


·  Desenvolver um plano estratégico que cubra os fatores internos e externos, 

· usando a criação de uma persona (ou possivelmente personas em sua empresa),

· compreender o mercado externo,

· realizando pesquisas de satisfação,

· gerenciar todos comunicações,

· determinar os canais de comunicação a serem usados ​​e a personalidade da marca, criar metas e objetivos concretos que possam ser alcançados, criar um plano para alcançá-los, gerenciar marca, marca e campanhas publicitárias,

· gestão 360º da marca e também campanhas específicas.


Parece muito trabalho, não é? E realmente é. Porque cada um desses tópicos é dividido em várias atividades diferentes.

O que constitui uma equipe de vendas?

A equipe de vendas de uma empresa, também conhecida como equipe de vendas, é responsável por explicar os benefícios diretos de seu serviço ou produto, pessoalmente ou por meio de comunicação face a face, e como solucionar o problema que o consumidor precisa resolver. Ou seja, é a sua equipe de vendas que entra em contato direto com o consumidor. É por isso que o processo de comunicação é tão importante nesta fase. Novamente, você pode converter um lead ou simplesmente perdê-lo para sempre.


Em uma comparação simples, o vendedor é o elo entre sua empresa e seu cliente final. Ele é o rosto físico que representa sua empresa para as pessoas. Ao criar um ambiente amigável e atencioso, o seu vendedor poderá fazer uma venda direta, envolver o lead e ao mesmo tempo aconselhar sobre o produto ou serviço mais adequado ao potencial cliente.

Por que o marketing e as vendas devem trabalhar juntos?

Agora que você entende a missão crítica de cada um desses setores para aumentar as vendas, vamos entender por que é tão importante que eles trabalhem juntos.


As equipes de marketing e vendas devem ser totalmente sinérgicas para garantir que a promoção de um serviço ou produto possa ser eficaz para atrair e vender para as pessoas. Em outras palavras, o marketing não adianta quando a equipe de vendas atrai milhares de clientes em potencial, não está bem treinada e informada para atendê-los conforme eles chegam até eles e desistem de comprar. Além disso, é importante lembrar que também deve estar preparado para a demanda que é enviada pelo marketing.


E o oposto também é verdadeiro. Não faz sentido ter uma equipe de vendas bem preparada e treinada, motivada e pronta para obter o máximo de seus serviços e produtos se sua equipe de marketing não puder gerar leads para o anunciante vender.

Usar perguntas com foco nos negócios é uma das técnicas mais populares para fechar vendas. Você já deve ter ido a uma concessionária e depois de conhecer todas as características, vantagens e condições do veículo que deseja, ouviu uma palavra de fechamento? Encurte o processo de negociação que leva o cliente à venda.


Mas tenha cuidado! Tenha cuidado para não apertar as mãos com perguntas introdutórias. É importante equilibrar as várias técnicas de fechamento de vendas para que você não se torne um vendedor chato.

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