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Estratégias de Marketing Específicas para Pequenas Empresas

04.12.23 15:58 Por Agência Tornera - Comunicação - Marketing - Vendas

Descubra estratégias de marketing adaptadas para pequenas empresas, incluindo branding, site otimizado, marketing de conteúdo, redes sociais, e-mail marketing e Google Ads. Evite erros comuns e destaque-se no mercado. Consulte a Tornera para serviços especializados.

Um computador desktop em cima de uma mesa
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Existem estratégias de marketing que são especialmente adaptadas para atender às necessidades das pequenas empresas, incluindo marketing local, marketing de conteúdo e presença online.

Pois bem, engana-se quem pensa que estratégias de marketing e campanhas de divulgação são coisas aplicadas apenas a grandes empresas.

Muito pelo contrário, algumas estratégias são excelentes para as pequenas empresas, já que proporcionam crescimento.

E claro que não podíamos deixar de dar dicas exclusivas por aqui, não é mesmo?

Sendo assim, entenda tudo sobre o assunto nesse post e acompanhe as melhores dicas para seu negócio!

Como fazer marketing para pequenas empresas?

O planejamento é fundamental para o marketing de pequenas empresas, independentemente do porte do negócio.

Mesmo em um contexto menor, há uma solução específica, um público-alvo distinto e concorrente, assim como nas grandes corporações.

A distinção muitas vezes reside no foco regional das ações, atendendo ao público local. Além disso, é crucial adaptar estratégias e ferramentas às demandas e características específicas do negócio.

Por exemplo, uma distribuidora de bebidas não necessita implementar uma campanha massiva elaborada à Coca-Cola. No entanto, é essencial investir na marca e na sua divulgação para garantir um volume esmagador de vendas.

Embora as empresas de menor porte não possuam os recursos das grandes corporações, é imperativo não negligenciar o marketing.

As ações e campanhas devem estar alinhadas com a realidade do público-alvo e as necessidades do negócio. 

Diante disso, apresentamos algumas estratégias e dicas para estruturar e profissionalizar campanhas de marketing para pequenas empresas.

Estratégias de marketing para pequenas empresas

Para pequenas empresas, saiba que é crucial adotar estratégias de marketing eficazes para aumentar a visibilidade, atrair clientes e contribuir para o crescimento.

Sendo assim, confira a seguir algumas estratégias que podem ser particularmente úteis:

Um grupo de pessoas sentadas ao redor de uma mesa enquanto uma mulher escreve em um quadro branco
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Branding

Desenvolva uma identidade distintiva que permita aos clientes fazerem uma associação imediata com a sua empresa, compreendendo o que ela oferece e representa.

Para alcançar isso, é crucial possuir: Nome protegido; Logotipo e Identidade visual que comunica claramente a essência do seu negócio aos clientes.

Além disso, saiba que ao integrar seu nome de forma consistente em diversos canais, como publicidade, redes sociais, e-mail marketing, entre outros, você fortalece o reconhecimento de sua identidade.

Essa coerência contribui para que os clientes identifiquem sua empresa de maneira rápida e eficaz.

Tenha um site otimizado para conversões

Tenha um site profissional e otimizado para mecanismos de busca (SEO). Garanta também que sua empresa esteja listada em diretórios locais online.

Afinal de contas, não é eficaz convidar os usuários a visitarem seu site, ao acessá-los, encontrarem uma página mal projetada e de difícil compreensão.

Portanto, é crucial desenvolver um site claro, objetivo, abrangente e otimizado para atividades específicas.

Isso permitirá que você avalie com precisão quantos visitantes do seu site são convertidos em leads.

Marketing de Conteúdo

Crie e compartilhe conteúdo importante que seja relevante para o seu público. Isso pode incluir blogs, vídeos, infográficos e outros formatos que demonstrem sua expertise.

Alinhado a isso, saiba que uma ótima estratégia para dar mais autoridade ao seu conteúdo é convidar pessoas com experiências específicas para produzir os textos para o seu negócio.

Além disso, aproveite contatos que possam render backlinks para o seu blog, ou seja, eles escrevem nas próprias páginas e redirecionam para a sua.

Certamente é algo que vale a pena!

Marketing nas redes sociais

Utilize plataformas de mídia socialrelevantes para o seu público-alvo. Participe ativamente, compartilhe conteúdo relevante e envolva-se com os seguidores.

Afinal de contas, as redes sociais são fundamentais para empresas de todos os tamanhos, sejam pequenas ou grandes.

E, é por meio dessas plataformas que você pode estabelecer uma conexão mais próxima com clientes potenciais e clientes existentes.

Ao adotar essas plataformas, também auxilia em:

  • Aumentar o reconhecimento da sua marca;

  • Aumentar o direcionamento direcionado para o seu site;

  • Gerar lidera;

  • Distribuir conteúdo relevante;

  • Oferecer suporte aos clientes; e

  • Ampliar a influência nas estratégias do seu plano de marketing.

Identifique a rede social mais importante para o seu tipo de empresa e comece seus investimentos nela!

Técnicas de email-marketing

Embora muitos não considerem a devida atenção, o e-mail marketing oferece resultados altamente positivos para as estratégias de marketing da sua empresa.

Isso porque, está comprovado que os profissionais de marketing consideram o e-mail como sua principal fonte de retorno sobre o investimento (ROI).

Além disso, muitos também apontam que essa estratégia se destaca como um dos primeiros canais para a geração de leads.

Portanto, não subestime o potencial do e-mail marketing. Seja por meio de newsletters, divulgação de produtos ou promoções, essa ferramenta pode ser um recurso valioso para fortalecer a comunicação e o desempenho de sua empresa.

Utilize o Google Ads

O Google Ads oferece uma ampliação significativa das chances de ser encontrado por clientes em potencial. Essa ferramenta permite que o nome de sua empresa seja melhorado antes dos concorrentes, proporcionando uma vantagem competitiva.

Ao considerar o uso do Google Ads, é essencial avaliar cuidadosamente seus investimentos, já que a ferramenta envolve custos.

No entanto, os resultados positivos que ela pode proporcionar muitas vezes compensam o investimento, tornando-a uma estratégia valiosa para contribuições a visibilidade e a aquisição de clientes para o seu negócio.

5 erros de marketing que empresas pequenas podem cometer 

Se você tentou estratégias de marketing para seu negócio e não deu certo, é porque provavelmente você cometeu algum erro.

 E, a fim de evitar que investimentos sem retorno aconteçam novamente, separamos abaixo, algumas dicas sobre os 5 principais erros de marketing que pequenas empresas não devem fazer de jeito nenhum.

Confira!

1.       Não ter um plano de marketing;

2.       Investir tudo na mesma estratégia;

3.       Priorizar as redes sociais e esquecer do site;

4.       Não medir os resultados;

5.       Ignorar a concorrência.

Para garantir sucesso é fundamental certificar-se que erros desse tipo não aconteçam. Portanto, contrate os serviços de marketing da Tornera e tenha a melhor experiência com o desenvolvimento promissor da sua pequena empresa!

Um grupo de pessoas trabalhando em um projeto
(Fonte: Freepik/Reprodução)

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Portanto, para garantir visitas no orgânico, bem como, melhorar as práticas de SEO, não deixe de contratar textos otimizados de 1000 palavras por apenas 10 reais para seu Blog.

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