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Estratégias Criativas de Panfletagem para Destacar sua Marca

09/01/2024 16:28 Por Agência Tornera - Comunicação - Marketing - Vendas

Descubra técnicas inovadoras de panfletagem para destacar sua marca. Do design a brindes, explore estratégias criativas que cativam e diferenciam. Confira agora!

Uma pessoa segurando um cartão de visita na mão
(Fonte: GettyImages/Reprodução)

Já imaginou dar um toque moderno à sua estratégia de divulgação? A panfletagem, apesar de ser uma técnica de marketing tradicional, ainda pode ser super eficaz se abordada de maneira inovadora e criativa. Neste post, vamos explorar algumas ideias geniais para a panfletagem que não só vão destacar a sua marca, mas também te ajudar a se destacar em meio à concorrência. Fique conosco e descubra como dar aquele upgrade na sua divulgação.

Estratégias criativas de panfletagem

A panfletagem é uma técnica de marketing que consiste em entregar folhetos impressos com dados sobre o seu negócio, produto ou serviço, para um público definido. O lado positivo da panfletagem é que essa é uma maneira de divulgação bastante econômica, ágil e de amplo alcance; mas, apesar disso, também pode ser desprezada ou jogada fora facilmente pelos consumidores. Por isso, é necessário usar a imaginação para atrair o olhar e despertar a curiosidade das pessoas que os recebem. Pensando nisso, trouxemos algumas sugestões de como fazer e ser bem-sucedido. Veja mais!

Use um design atraente

Já ouviu a expressão “a primeira impressão é a que fica”? Pois é, a aparência do seu panfleto é o primeiro fator que vai despertar ou desviar o olhar do consumidor. Por isso, aposte em um design que seja bonito, limpo, original e, claro, que combine com a sua marca. Use cores, imagens, fontes e elementos gráficos que sejam equilibrados e que comuniquem a mensagem que você quer transmitir. Evite usar muitos textos, informações irrelevantes ou sobrecarregar o seu panfleto com excesso de elementos.

Um homem lendo um livro sentado em uma mesa
(Fonte: GettyImages/Reprodução)

Use um formato diferente

Outra forma de se destacar em meio à concorrência é usar um formato de panfleto que se diferencie do padrão retangular ou quadrado. Uma dica é usar folhetos com formas geométricas, recortes, dobras, envelopes, adesivos, imãs ou qualquer outro formato que seja diferente e que tenha relação com o produto ou serviço que está oferecendo. Por exemplo, se você tem uma pizzaria, pode confeccionar um panfleto em forma de pizza, com os sabores e preços nas fatias. Dê asas a sua imaginação e encante o seu público.

Use um material inovador

Além do formato, você também pode inovar ao usar um material diferente. Algumas opções interessantes são: papel reciclado, papel perfumado, papel que muda de cor, papel que brilha no escuro ou qualquer outro material que seja diferente e que desperte a curiosidade do consumidor. O mais importante é que o material tenha qualidade, seja resistente e que não cause dano ao meio ambiente. Lembre-se também de escolher um material que esteja de acordo com o produto ou serviço oferecido por você e que não atrapalhe a interpretação do seu panfleto.

Use um conteúdo relevante

Para atrair o consumidor para o seu negócio, o seu panfleto precisa ter um conteúdo que desperte o seu interesse, que mostre o valor do seu produto ou serviço e que crie uma conexão emocional. Escreva de forma clara, objetiva e convincente, destacando os benefícios, as vantagens e os diferenciais que você oferece. Não se esqueça de incluir CTAs - chamadas para a ação -, que estimulem o consumidor a fazer algo; seja entrar em contato, visitar o site, seguir nas redes, aproveitar um desconto ou ir à loja. Use também gatilhos mentais - como a escassez, a urgência, a novidade, a prova social, a autoridade ou a reciprocidade -, que são estratégias que influenciam o subconsciente do consumidor e o fazem decidir mais rápido.

Use um brinde ou um benefício

Para que o seu panfleto não seja descartado e seja lido com atenção, ofereça um brinde ou um benefício para quem o receber. As opções são muitas: pode ser um desconto, um brinde, uma amostra grátis, um teste gratuito, uma garantia, uma consultoria, um e-book, um curso ou qualquer outro privilégio que seja interessante e que tenha relação com o seu produto ou serviço. O mais importante é que esse benefício seja verdadeiro, fácil de obter e que traga valor para o consumidor. Dessa forma, você vai estabelecer uma relação de confiabilidade e de honestidade com o seu público.

Panfletagem inovadora

Para tornar a sua panfletagem ainda mais eficaz, além de usar as estratégias criativas que citamos acima, você também pode variar na forma de entregar os seus panfletos. Confira algumas sugestões de como fazer isso:

Um homem segurando um livro nas mãos
(Fonte: GettyImages/Reprodução)

Use a geolocalização

Uma forma de otimizar a sua panfletagem é usar a geolocalização para mandar os seus panfletos para os celulares das pessoas que estão perto do seu negócio ou que se encaixam no seu público-alvo. Você pode fazer isso usando aplicativos, redes sociais, QR codes ou beacons - uma tecnologia que te permite entrar em contato com seu cliente através da sua localização em tempo real. Dessa forma, você vai reduzir o uso de papel, o tempo e o custo, além de melhorar a segmentação e a personalização dos seus panfletos.

Use a interação

Uma forma de atrair o consumidor para o seu panfleto é usar a interatividade. Com recursos como realidade aumentada, realidade virtual, gamificação, vídeos, áudios e animações, você pode fazer com que ele se identifique com a sua marca e ainda se divirta. Dessa forma, você vai proporcionar uma experiência inesquecível; estimulando o engajamento e o compartilhamento dos seus panfletos.

Use a parceria

Outra estratégia para aumentar o impacto e a confiança dos seus panfletos é usar a parceria. Você pode se aliar a outras empresas, instituições, influenciadores ou ONGs que sejam relevantes para o seu produto ou serviço e que compartilhem o mesmo público que você. Dessa forma, você vai contar com a audiência e a reputação desses parceiros, além de criar valor e benefício para ambos os lados.

Destaque de marca

Não se esqueça de que o propósito da panfletagem é promover a sua marca e aumentar as suas vendas. Por isso, o seu panfleto deve estar alinhado com a sua identidade visual, com a sua imagem, com os seus princípios e com o seu diferencial. Além disso, o seu panfleto deve ser acompanhado e mensurado. Dessa forma você consegue verificar os efeitos e o retorno sobre o investimento da sua ação. Para isso, você tem a opção de utilizar ferramentas como códigos de rastreamento, formulários de feedback, pesquisas de satisfação, análise de dados ou testes A/B.

Brilhe no mercado com a Tornera!

Esperamos que nossas dicas tenham sido um verdadeiro achado para você! Agora que você já sabe de tudo isso, imagine só como a panfletagem pode se tornar uma ótima ferramenta para destacar a sua marca e atrair uma avalanche de clientes. Se esse conteúdo fez seus olhos brilharem, não deixe de compartilhar com seus amigos. E claro, queremos saber a sua opinião! Deixe o seu comentário sobre como pretende aplicar essas ideias inovadoras. Já estamos ansiosos para te encontrar no próximo artigo! 


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