Orçamento Online!

Dicas de ações para uma Consultoria Assertiva na área de Marketing

19.11.21 07:38 Por Agência Tornera - Comunicação e Marketing

Cercar-se de conselhos pode ser a solução ideal para qualquer negócio a qualquer momento.

 

Seja para investir e crescer, para colocar a casa em ordem, ou para sobreviver no mercado e manter-se competitivo, este é um serviço especializado de grande valor.

 

Este valor aparece não só no dia a dia das empresas, mas também nos profissionais que desejam aprimorar seu desempenho, obter melhores resultados e avançar na carreira.

Se você não tem certeza do que é consultoria empresarial ou especializada, você veio ao lugar certo.

 

Explicamos o que significa e também falamos em detalhes sobre os tipos de conselhos mais importantes.

 

Você vai entender como funciona, quando se aplica e quais são os benefícios.

 

É o momento certo para procurar um profissional ou empresa de consultoria de gestão?

 

Com as informações que você conferir no texto, você será a resposta muito mais fácil de encontrar.

Qual é a relação entre marketing e serviço de campo?

Se você acha que o departamento de marketing de uma organização não tem nenhum relacionamento com o serviço de campo e ambos têm problemas diferentes a serem resolvidos, é provável que você tenha problemas para trabalhar em sua empresa.


Antes de aprender mais sobre como funciona a consultoria de marketing e vendas, é importante entender por que essas duas áreas costumam se unir nesse tipo de serviço.

 

Na verdade, marketing e vendas são coisas diferentes. Enquanto o marketing usa uma variedade de ferramentas - e criatividade - para criar um planejamento estratégico eficaz, o processo de vendas lida diretamente com o cliente e tenta fazer uma venda.

 

No entanto, os dois departamentos estão localizados apenas em posições diferentes dentro do mesmo processo, cujo único objetivo é claro: vender mais e mais. Na jornada do cliente, a equipe de marketing atua no início, enquanto a equipe de vendas está quase no final.

 

Ou seja, enquanto a equipe de marketing analisa o ambiente, planeja as promoções e faz contatos com os clientes, os vendedores intervêm, fazem uma proposta e tentam fechar o negócio. Enquanto um está planejando, o outro está executando.

O conceito de vendas 

Há um termo recém-criado que define a importância de alinhar as estratégias de marketing com a equipe de vendas. Vendarketing é a combinação das duas palavras e visa otimizar o processo de ambos os departamentos e aumentar o potencial de cada um deles.


Segundo essa metodologia, os resultados de vendas de uma empresa são muito melhores quando esses dois departamentos trabalham juntos. Ao criar uma única linha de raciocínio, você pode:

 

  • melhorar a experiência do cliente;
  • evitar que os clientes quebrem as expectativas
  • ;acelerar sua passagem pelo funil de vendas;
  • definir metas realistas para ambas as partes;
  • Evite conflitos entre esses departamentos.

Agora que você pode entender melhor a importância da relação entre esses dois departamentos, é hora de entender como funciona o aconselhamento.

O que faz uma consultoria de marketing e vendas?

Desde o seu início, o marketing apresenta constantemente novos métodos. Após o advento do inbound marketing, essa mudança se tornou ainda mais intensa, deixando muitas empresas presas em processos antigos e ineficientes.

 

O consumidor também foi mudando e se tornando mais exigente, na mesma proporção que o mercado sempre foi mais forte torna-se competitivo. Todo este cenário pode ser desastroso para uma empresa que não se preparou para tantas mudanças, e é aí que entra o conselho de marketing e vendas.

 

Você pode contratar um especialista em qualquer uma dessas áreas - não importa se uma agência ou um consultor - para que ele possa reorganizar seus processos e dar uma direção mais assertiva ao seu negócio. Podemos dividir a consulta em três etapas básicas:

 

  • Análise da situação atual;
  • Desenvolvimento de estratégias relevantes;
  • Aplicação do próprio planejamento.

 

Nesta fase, o especialista comissionado para apoiar a sua marca recolhe todas as informações de que necessita para as análises necessárias. Para isso, costuma-se marcar uma reunião com o responsável pela empresa, seja o CEO ou o Diretor de Marketing.

 

Nesta entrevista, ele tenta entender os processos atuais - ou sua ausência - e identificá-los principais falhas de marketing e vendas.

 

Esta etapa também é importante para entender melhor o perfil do público-alvo, as dificuldades que a empresa está enfrentando para obter resultados e o que precisa ser trabalhado para atingir os resultados.

Consultoria como trabalho: o que faz um consultor?

Compreender o trabalho de um consultor é muito fácil.

 

Ele não só cuida de pessoas ou empresas com problemas, seja de gestão ou de finanças, mas ajuda também a manter processos que já estão funcionando bem.

 

O consultor pode ser contratado, por exemplo, para controlar as finanças de uma empresa e planejar o que exige disciplina e que muitas pessoas não têm.

 

E também pode estar envolvido na organização e na tomada de decisões na vida pessoal e empresarial de uma pessoa.

 

Para ser consultor, o profissional deve ter conhecimento e competência na área em que atua. Acima de tudo, ele precisa de habilidade analítica e atitude ética.

 

Podemos dizer que existem dois tipos de consultores: internos (profissionais da própria empresa) e externos (funcionários de uma consultoria contratada).

 Seja qual for o tipo, ele deve entender as estratégias e objetivos da área e, em seguida, coletar dados para um diagnóstico.

 

Com essas informações, o consultor está apto a processar os processos de acordo com as diretrizes da empresa.

Como funciona uma consultoria de negócios?

Qualquer empresa, independente do porte, pode contratar uma consultoria para melhorar seus resultados.

 

A consultoria empresarial está direcionada diretamente para as necessidades do cliente. Dessa forma, o fluxo do processo é determinado pelos objetivos que se deseja atingir.

 

Por isso é importante que os responsáveis ​​pela empresa entendam a realidade que estão vivenciando e para que servem antes de contratar este serviço, esperem o futuro.

 

Assim que o ponto de partida é definido, o consultor trabalha a partir daí, mas sempre tenta ir mais longe.

Conclusão

Portanto, costuma-se dizer que a consultoria de gestão é baseada em objetivos a uma meta e, portanto, o resultado normalmente só é percebido no final do trabalho. do dia à noite.

 

Exige-se paciência, pois o conselho aos poucos traz conhecimento para a empresa e ganha confiança, o que aumenta as chances de sucesso.

 

Outro fator muito importante que deve ser levado em consideração. A ação é que o trabalho de uma consultoria só dá certo se a empresa trabalhar com os consultores.

 

Caso contrário, os objetivos não serão alcançados.

Aqui na Tornera, oferecemos soluções inovadoras de Consultoria para sua Empresa. Seja ela de qualquer tamanho ou necessidades.

Para você conhecer melhor nossas soluções para Alavancar os Resultados de Vendas da sua Empresa, conheça o nosso Programa Vazão clicando aqui



Mantenha-se atualizado! Receba nosso conteúdo por e-mail.

A Tornera

A Tornera possui a infraestrutura e os softwares mais avançados para proporcionar um atendimento dinâmico e eficaz.


Trabalha com profissionais exclusivos, altamente qualificados e com vasta experiência de mercado no segmento de comunicação e marketing.

O atendimento é focado em qualidade e agilidade, oferecendo preços competitivos, estratégias versáteis e inovadoras.


Para sua empresa, seja ela, iniciante, de pequeno, médio ou grande porte tenha as oportunidades de negócio de que precisa para se destacar ou se consolidar no mercado, entre em contato agora conosco agora mesmo.


A geração de oportunidades para o seu negócio é a maior preocupação para a Tornera, e custa muito menos do que você imagina!

Vamos tomar um café? Conte sua ideia