Orçamento Online!

Consultoria em Vendas: conheça suas vantagens

20.10.21 10:46 Por Agência Tornera - Comunicação e Marketing

Por que contratar um consultor de vendas?


Esta é a questão-chave para quem procura melhorar os resultados da sua empresa.


Se você não sabe por que um consultor de vendas pode ser importante para o seu negócio, você corre o risco de investir em soluções que não funcionam.

 O que é Consultoria de Vendas?

Consultoria de vendas é um processo pelo qual uma empresa de vendas experiente ajuda as empresas a desenvolver estratégias de negócios para alcançar maior produtividade e mais resultados. Além disso, ela também atua de forma crítica e analítica, fecha lacunas e reestrutura a operação da equipe de vendas.


Nesse sentido, pode-se dizer que o médico está lá para as pessoas. Afinal, eles têm uma perspectiva clínica especializada.


Como empresa, você fala sobre onde estão seus pontos fracos, e os conselhos de especialistas - e experientes - podem rastrear os sintomas até as causas e tratamentos eficazes.

Principalmente porque relacionam o que foi relatado pelo cliente aos KPIs (Indicadores de Vendas) corretos.


·  Minhas vendas são ruins.

·  Quão atraente você é? O que você está fazendo para atrair seus leads?

·  Ah! Eu não faço quase nada.

· Então, seus problemas começam no início do funil de vendas. Se muitos leads não chegarem ao topo, muitos também não chegarão ao fundo.


Para preencher esse vazio, o ideal é fazer isso, isso e isso.


Se os esforços de marketing forem bons e a empresa estiver gerando muitos leads, há outros erros possíveis que você precisa revisar. Esses exemplos são simples e óbvios.


Mas muitas empresas não conseguem ver o que está acontecendo, especialmente quando falamos de grandes organizações que possuem vários processos em sua operação.


As melhores consultorias fazem um diagnóstico completo e conseguem ir ao fundo do problema, apresentar soluções e sugestões de melhorias.


E fazê-lo com muito mais assertividade do que você ou seu gerente de vendas. Assim como o médico, o aconselhamento tem uma hierarquia para eliminar certos problemas. Além disso, eles sabem o que são as “doenças”, dependendo dos sintomas que apresentam.


A especialidade em vendas permite priorizar onde olhar primeiro para solucionar o problema.

 Por que contratar um consultor de vendas?

É importante a contratação de um consultor de vendas, pois ele terá uma visão especializada das operações do seu negócio, fará diagnósticos sistêmicos e estará baseado em uma metodologia eficiente de melhoria dos processos de vendas e baseada em resultados.


Quando você olha para o seu mercado, olha para o seu segmento e percebe que você poderia, mas não pode, produzir e vender mais, então é um sinal de que seu processo de vendas tem um vazio.


Isso é por que os conselhos em papel são tão importantes, porque uma coisa é você sentir ou adivinhar onde estão os seus problemas.

Como uma consultoria de vendas pode ajudá-lo a vender mais?

A empresa de consultoria mais abrangente primeiro diagnosticará e fornecerá todas as soluções necessárias para melhorar a produtividade das vendas.

 

Este processo deve incluir processos e treinamentos para encontrar o que você procura por novas ferramentas tecnológicas.

Inclui treinamento de vendedores e gerentes.


Você pode estar pensando: ah! Essa gestão comercial também pode fazer isso.


É realmente isso? As pessoas envolvidas na operação serão capazes de ver isso completamente sem se separar de problemas emocionais?


Vamos analisá-lo!

Qual é o papel do consultor como agente transformador na empresa? 

O conselho sério começa com um diagnóstico sistêmico para entender o problema da empresa em profundidade.


Muitas empresas reclamam de problemas que, na verdade, são apenas parte do problema ou algo muito pequeno no cerne da situação.


Você se perde internamente.


O consultor de vendas é, portanto, a pessoa que supervisiona a empresa durante o processo de consultoria. Ele terá uma visão neutra e especializada do assunto, por isso se concentrará no problema da empresa sem entrar em uma guerra de egos e vaidades.


Quem poderia assumir a função de consultor em uma grande empresa? seja o diretor. No entanto, se você estiver substituindo um diretor em tempo integral para resolver o problema, é mais caro do que contratar o conselho.


Via de regra, os melhores consultores são aqueles que já realizaram negócios comerciais.


Em outras palavras, deslocar um diretor para isso é muito caro. E para que ele possa se dedicar totalmente, suas outras funções permanecem desacompanhadas. Um gerente de vendas dificilmente terá experiência e know-how para desenvolver projetos com tamanha complexidade.


Muitas empresas estão considerando a contratação de alguém de fora para dar uma nova vida ao meio ambiente. Isso pode ser útil por um curto período de tempo, pois pode atrapalhar a cirurgia, mas é improvável que seja sustentado por um longo prazo. Pense nisso, a pessoa terá apenas um vislumbre de seu problema. Numa consulta, várias pessoas especializadas pensam juntas. Isso é uma grande diferença.


A consultoria conta com diversos profissionais competentes, com experiência e grandes casos de sucesso.


Isso traz uma grande vantagem, mesmo em relação aos diretores comerciais, pois eles podem saber mais sobre a empresa. Características especiais da sua empresa, mas a consultoria consegue oferecer mais soluções possíveis.

O que uma consultoria de vendas tem que trazer? 

Toda consultoria de vendas deve ter uma visão conceitual muito ampla das organizações em termos de objetivos de negócios, competências, estratégias e aprendizado.


Com sua metodologia estabelecida, é capaz de fornecer treinamentos específicos - Desenvolver programas de execução de tarefas para a equipe de vendas.


Para fazer isso, eles precisam se aprofundar nas operações do cliente. Sente-se ao lado dos funcionários e da gerência para entender os problemas existentes.

O problema com consultores de vendas 

O grande beco sem saída de muitos consultores de vendas por aí é que eles se limitam à parte conceitual. Eles são muito teóricos e não muito práticos.


Geralmente vêm com conteúdo das prateleiras e aplicam na empresa. Além de não personalizar os temas, eles fornecem conteúdo geral.


No entanto, este é um erro, pois personalizar o serviço é muito importante. O ciclo de Kolb mostra que as pessoas aprendem de maneiras diferentes e que existe um ciclo de aprendizagem.


Basicamente, o ciclo de Kolb é uma forma de entender como cada indivíduo aprende melhor. Tem uma estrutura cíclica com quatro vertentes: fazer, refletir, conceituar e aplicar.

Aqui na Tornera, oferecemos soluções inovadoras de Consultoria para sua Empresa. Seja ela de qualquer tamanho ou necessidades.

Para você conhecer melhor nossas soluções para Alavancar os Resultados de Vendas da sua Empresa, conheça o nosso Programa Vazão clicando aqui



Mantenha-se atualizado! Receba nosso conteúdo por e-mail.

A Tornera

A Tornera possui a infraestrutura e os softwares mais avançados para proporcionar um atendimento dinâmico e eficaz.


Trabalha com profissionais exclusivos, altamente qualificados e com vasta experiência de mercado no segmento de comunicação e marketing.

O atendimento é focado em qualidade e agilidade, oferecendo preços competitivos, estratégias versáteis e inovadoras.


Para sua empresa, seja ela, iniciante, de pequeno, médio ou grande porte tenha as oportunidades de negócio de que precisa para se destacar ou se consolidar no mercado, entre em contato agora conosco agora mesmo.


A geração de oportunidades para o seu negócio é a maior preocupação para a Tornera, e custa muito menos do que você imagina!

Vamos tomar um café? Conte sua ideia