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Consultoria em Marketing: conheça suas vantagens

17.11.21 08:37 Por Agência Tornera - Comunicação e Marketing

Sem dúvida, muitos empreendedores ainda se sentem perdidos na hora de criar estratégias de marketing. Isso se deve às constantes mudanças no mercado e, principalmente, à mudança de comportamento do consumidor.

 

Hoje em dia, muitas vezes já não basta ter uma equipe de marketing própria para obter resultados satisfatórios. Esse é um dos motivos que fazem da consultoria estratégica uma das soluções mais eficientes em qualquer segmento.

 

O serviço é cada vez mais utilizado pelas empresas, pois é baseado na orientação de especialistas sobre como atingir os objetivos de negócios com marketing. Seja a fidelização do cliente, o aumento das vendas ou o posicionamento da marca, com a assessoria é possível definir um direcionamento claro das medidas a serem tomadas para atingir esses objetivos.

 

O papel de uma consultoria de marketing estratégico é diagnosticar os maiores problemas do atual cenário de negócios, a elaboração de um plano alinhado com os objetivos do negócio e finalmente o alinhamento com as atividades a serem desenvolvidas.

 

Mas se ainda não está convencido da importância de contratar este serviço, as seguintes são as mais importantes Vantagens que este conselho oferece para fortalecer o seu negócio!

O que é consultoria de marketing e como funciona?

Todas as empresas sabem que precisam procurar novas maneiras de aumentar as vendas e os lucros. No entanto, mesmo em tempos difíceis como crises financeiras, você precisa cortar custos para promover a saúde financeira da empresa.

 

Aqui é onde você precisa provar que é um empresário de sucesso! Muitos podem retirar os investimentos em marketing, reduzir ou até interromper os valores da campanha.

 

Mas você não deveria fazer isso! Afinal, o marketing é o setor responsável por gerar oportunidades e aumentar suas vendas. É o que agrega valor à marca e atrai consumidores. Nunca veja as despesas de marketing como uma despesa, mas sim como um investimento.

Mas, como qualquer investimento, deve ser bem planejado antes de ser aplicado. Caso contrário, nenhum resultado será gerado. Portanto, é importante entender o que é consultoria de marketing digital e o que esse trabalho pode trazer para sua empresa.

 

Funciona como qualquer outro modelo de consultoria e orienta as melhores medidas para atingir metas e objetivos. Nesse caso, a contratada fará um diagnóstico completo das ações da sua empresa e analisará os pontos positivos e negativos, as oportunidades e os desperdícios.

 

O objetivo da consulta é proporcionar ao cliente um melhor desempenho em termos de estratégias, agregando ferramentas para realizar qualquer análise adequada. Faz o necessário para apresentar as estratégias que ligam a empresa ao comportamento do consumidor moderno.

 

Devemos levar em consideração que a maioria das pessoas usa a internet como principal meio de informação para orientar suas decisões de compra. Por isso, é fundamental que toda empresa atue com as estratégias digitais corretas.

 

E se você acha que suas vendas são boas, que as campanhas de marketing trazem resultados e, portanto, você não precisa de nenhum conselho, infelizmente se enganou! Para quem vive todos os dias na empresa, é muito mais difícil reconhecer os próprios erros. Uma falha trivial se torna rotineira e invisível, começa a minar parte de sua renda e impedir seu crescimento.

Como funciona a Consultoria de Marketing Digital?

O trabalho de Consultoria em Marketing Digital pode ser composto por um único profissional ou equipe especializada. Tudo para identificar quais métricas, indicadores e outros pontos podem ser melhorados.

 

O diagnóstico vem em fases que direcionam os pontos de avaliação, mas é claro que eles variam de projeto para projeto. 

Alguns pontos que podemos citar são:


  • Conhecimento dos valores, missão e objetivos, curto, médio e longo prazo; 
  • Mapa de presença online da marca;
  • Confirmação da análise pós-dados e metas diagnósticas;
  • Especificar o plano estratégico apropriado para melhorias.

 

Como a consultoria de marketing digital pode ajudar a desenvolver o plano estratégico de forma mais eficiente. Ele faz isso sugerindo melhorias nas medidas existentes e sugerindo mudanças e desenvolvimento de pontos até então inexplorados para alinhá-los com os objetivos das metas.

Vantagens de uma consultoria de marketing

No chamado MoFu (meio do funil) estamos lidando com leads. Eles buscam soluções para suas necessidades mesmo sem saber exatamente como fazê-lo: com uma planilha específica ou mesmo com a compra de um software. Sua função é auxiliá-los com dicas e técnicas. Em vez de tentar vender uma solução a qualquer custo, trabalhe no amadurecimento e qualificação de leads para que estejam prontos para dar mais uma etapa no funil de vendas.

Na parte inferior do funil está a decisão de compra 

1.  AUMENTE A RECEITA DE SUAS AÇÕES DE MARKETING

É bastante comum que várias empresas desperdicem dinheiro e tempo com estratégias ineficazes. O fato é que, com a orientação de um consultor, o risco de erros cai drasticamente. Portanto, as medidas costumam ser mais eficazes e, consequentemente, geram um maior retorno para a empresa.

 

2.  PASSO A PASSO PARA O SUCESSO

Um dos maiores benefícios de contratar um mentor de marketing é a metodologia que ele traz para o processo de integração na empresa. Ter um método faz toda a diferença, afinal, algumas empresas fracassam por não possuírem metodologia para realizar suas campanhas de marketing.

 

 Portanto, ter um guia a seguir torna muito mais fácil implementar e monitorar qualquer estratégia.

 

3.  OBTENHA ORIENTAÇÃO COMPLETA PARA A AUTONOMIA

Outro ponto muito positivo na contratação de uma consultoria é o fato de sua empresa ter liberdade para realizar as ações. Isso significa que, apesar de cada recomendação personalizada de um consultor, a empresa permanece independente no dia-a-dia dos negócios.

 

Neste modelo, a empresa recebe todas as sugestões para alcançar resultados significativos, mas o papel da implementação é de sua responsabilidade. Ao contrário da maioria dos casos em que a organização também terceiriza a execução de todas as atividades e perde o controle do marketing.

 

 

4.  OTIMIZE O TEMPO

Ao contratar uma empresa de consultoria, você pode redirecionar seus esforços para outras áreas importantes do negócio. Portanto, o seu foco não está apenas no marketing, mas também nas áreas de finanças, administração, etc.

 

5.  ENCONTRE O CLIENTE CERTO NO MOMENTO IDEAL

A segmentação tem sido muito eficaz para estratégias de marketing voltadas para os consumidores de massa. Atualmente, as abordagens são mais personalizadas e exigem uma descrição mais detalhada do público-alvo.

 

 

A consultoria de marketing pode ajudar muito na criação de uma persona para a empresa. Dito isso, será possível criar um personagem que represente os clientes ideais, mas baseado nas informações dos clientes atuais. Assim, as chances de atrair pessoas que tenham potencial e interesse em adquirir seus produtos e serviços são ainda maiores.

Conclusão

Vimos que a necessidade de obter melhores resultados é comum no mercado, mas precisa ser levada a sério. Cair em uma zona de conforto é muito perigoso, ainda mais em um mercado altamente competitivo. Portanto, o papel de uma consultoria de marketing é fundamental para o sucesso do seu negócio.

 

Claro, desenvolver metas que sejam compatíveis com os produtos da sua empresa também é importante. Não adianta idealizar um cenário que atualmente não pode ser alcançado. Porque se o consultor for guiado por expectativas irrealistas, seu trabalho pode estar em risco e você sentirá que foi uma perda de tempo.

 

Outro ponto importante é estar aberto a mudanças. Não tenha medo de reconhecer erros visíveis e confiar nos conselhos. Se houver confiança na implementação das ações propostas, os resultados podem ser facilmente alcançados!

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