Orçamento Online!

Anúncios Online: PPC vs. Publicidade em Redes Sociais

16.11.23 11:21 Por Agência Tornera - Comunicação - Marketing - Vendas

Descubra as nuances entre PPC e publicidade em redes sociais. Este guia abrange plataformas, formatos, objetivos e métricas, ajudando você a tomar decisões informadas para impulsionar seu marketing digital. 

Mão masculina digitando no notebook, com vários ícones flutuantes re presentando tecnologia
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Falar sobre anúncios online ou publicidade digital é algo que deixa os empresários enlouquecidos.

Afinal de contas, ambos estão ligados as estratégias de marketing para intensificar as vendas e saber das diferenças de cada um e quando usá-las é fundamental.

Claro que você pode deixar essa tarefa para seu time de marketing, mas se você é o tipo de pessoa que tem o perfil “faça você mesmo”, neste post te contaremos tudo o que você precisa saber do assunto.

Confira!

O que são PPCs?

PPC cuja sigla significa "Pay-Per-Click", ou seja, Pagamento por Clique, é um modelo de publicidade online onde os anunciantes pagam uma taxa sempre que um usuário clica em seu anúncio.

Esse tipo de publicidade é comum em plataformas de mecanismos de busca, em redes sociais e até mesmo em outros espaços online.

Sendo assim, o Google Ads e o Facebook Ads são exemplos bastante populares de plataformas de PPC.

Como funcionam PPCs?

Como vimos, PPC é um modelo de publicidade online onde os anunciantes pagam apenas quando os usuários clicam em seus anúncios.

E, ela funciona da seguinte forma:

  1. O anunciante configura uma campanha de PPC, definindo metas, público-alvo, orçamento e palavras-chave.

  2. As plataformas de PPC realizam leilões em tempo real para determinar quais anúncios serão exibidos.

  3. Se o anúncio do anunciante vencer o leilão, ele é exibido para o usuário.

  4. O anunciante é cobrado somente quando alguém clica no anúncio.

  5. O desempenho da campanha é monitorado e otimizado com base em dados de cliques, conversões e custos.

O PPC é uma forma eficaz de direcionar tráfego qualificado para sites, mas requer monitoramento constante para obter resultados positivos.

O que são publicidades em redes sociais e como funcionam?

Diferentemente da opção anterior, a publicidade nas redes sociais envolve a criação e veiculação de anúncios em plataformas sociais, como Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, entre outras.

E, ela funciona da seguinte forma:

  1. O anunciante cria uma campanha publicitária nas redes sociais, definindo objetivos, público-alvo, orçamento e formato de anúncios.

  2. Os anúncios são direcionados para públicos específicos com base em critérios demográficos, interesses, comportamento online e outros dados.

  3. O anunciante desenvolve anúncios que podem incluir texto, imagens, vídeos e links. Os anúncios são projetados para atingir os objetivos da campanha, como conscientização de marca, geração de leads ou vendas.

  4. Os anúncios são exibidos no feed de notícias, histórias, perfis e outros espaços das redes sociais. Eles são integrados de forma nativa na experiência do usuário.

  5. Os anunciantes monitoram o desempenho dos anúncios, medindo métricas como alcance, engajamento, custo por clique e conversões. Com base nos resultados, eles otimizam a campanha para obter melhores resultados.

A publicidade nas redes sociais permite um alto grau de segmentação, interatividade e personalização, tornando-a uma ferramenta poderosa para atingir públicos-alvo e ainda, bater as metas de marketing.

Mulher segurando um celular com vários ícones que representam redes sociais e interações na rede flutuando na tela
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Quais são as principais diferenças entre PPCs e a Publicidade em Redes Sociais?

A principal diferença entre as PPCs e a publicidade nas redes sociais está nas plataformas em que os anúncios são veiculados e nos objetivos de marketing.

Mas, muito mais além, o funcionamento de ambas também difere um pouco e é isso que você vai ver por aqui!

1. Plataforma de anúncios

PPC

Aqui, temos campanhas frequentemente veiculadas aos mecanismos de busca, como Google Ads, Bing Ads, bem como em redes de anúncios, como a Rede de Display do Google.

De um modo geral, os anúncios de PPC são geralmente baseados em palavras-chave e aparecem nos resultados de pesquisa ou em sites parceiros.

Esse modelo, portanto, é voltado para blogs e sites que visam aumentar a visibilidade de suas páginas.

Aproveitando, não deixe de investir em um site profissional que é mega importante para a era digital!

Publicidade nas Redes Sociais

Enquanto as PPCs são destinadas a blogs e outros meios de busca relacionados ao Google, esses anúncios são exibidos diretamente em plataformas de redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, e assim por diante.

Geralmente, eles são integrados ao feed de notícias, histórias, perfis e outros espaços sociais.

2. Formato e conteúdo

O formato e o conteúdo também se diferem entre as PPCs e a publicidade em redes sociais, veja como a seguir!

PPC

Os anúncios de PPC geralmente consistem em texto, links e, às vezes, imagens. Eles são projetados para direcionar o tráfego para um site específico.

Publicidade nas Redes Sociais

Entretanto, os anúncios nas redes sociais podem incluir textos, imagens, vídeos e carrosséis.

Sim, a base deles é um post convencional que são utilizados e otimizados para fins comerciais, ou seja, vendas.

Mas, de um modo geral, eles costumam ser mais interativos e podem ter vários objetivos, como aumentar o envolvimento, a conscientização ou ainda, as conversões diretas.

3. Objetivos de marketing

PPC

O PPC é frequentemente usado para direcionar o tráfego qualificado para um site, com o objetivo de aumentar as conversões, vendas ou leads.

Dessa forma, o PPC alinhado a um bom marketing de conteúdo, ajuda a atrair leds mais qualificados, que aplicando mais técnicas de marketing, tornam-se clientes fiéis.

Publicidade nas Redes Sociais

Agora, a publicidade nas redes sociais é usada, como vimos, para diversos objetivos, incluindo conscientização de marca, interação com o público, geração de leads, vendas e muito mais.

Então, um marketing online bem implementado, nesses casos, pode fazer toda a diferença no seu negócio. Teste e comprove!

4. Segmentação de público

PPC

A segmentação de público em campanhas de PPC é frequentemente baseada em palavras-chave e localização geográfica.

Afinal de contas, é a partir desses pontos-chave que as buscas são realizadas no Google. E com anúncio eficiente, você conquista mais conversões em tempo hábil.

Publicidade nas Redes Sociais

As redes sociais, por sua vez, permitem uma segmentação mais avançada, com base em dados demográficos, interesses, comportamento online, conexões e muito mais.

Assim, a quantidade de público a ser atingida é bem maior, a partir de um clique, o que também auxilia nas conversões de forma eficiente.


5. Mensuração e relatórios

Por fim, mas não menos importante, temos a mensuração e os relatórios que nos ajudam a enxergar a eficácia de cada processo.

Observe como isso funciona na prática!


PPC

As métricas típicas de PPC incluem Custo por Clique (CPC), Taxa de Conversão e Retorno sobre o Investimento (ROI).

 

Publicidade nas Redes Sociais

Contudo, as métricas de redes sociais incluem alcance, engajamento, custo por aquisição, impressões e outras métricas específicas da plataforma.

Homem digitando ao notebook
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Conclusão: a Tornera como solução

Ambas as estratégias têm seu lugar no marketing digital e podem ser usadas de forma complementar, dependendo dos objetivos da campanha e das estratégias aplicadas.

Portanto, saiba que, a escolha entre PPC e publicidade nas redes sociais depende exclusivamente do público-alvo, da intenção de compra e da estratégia que será utilizada.

Mas, para saber qual delas é a mais ideal para seu negócio, não deixe de consultar os serviços da Tornera que é especialista nas melhores estratégias de Marketing, comunicação e vendas!

Além disso, falando em marketing, além do PPC, a Tornera ajuda a melhorar seu SEO e suas visitas no orgânico com ótimos conteúdos de blog.


TORNERA - COMUNICAÇÃO, MARKETING E VENDAS

Qual é o seu Nome?  *
Qual é seu e-mail? *
Qual é o seu WhatsApp? *

A Tornera

A Tornera possui a infraestrutura e os softwares mais avançados para proporcionar um atendimento dinâmico e eficaz.


Trabalha com profissionais exclusivos, altamente qualificados e com vasta experiência de mercado no segmento de comunicação e marketing.

O atendimento é focado em qualidade e agilidade, oferecendo preços competitivos, estratégias versáteis e inovadoras.


Para sua empresa, seja ela, iniciante, de pequeno, médio ou grande porte tenha as oportunidades de negócio de que precisa para se destacar ou se consolidar no mercado, entre em contato agora conosco agora mesmo.


A geração de oportunidades para o seu negócio é a maior preocupação para a Tornera, e custa muito menos do que você imagina!