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Como Contratar uma Assessoria de Vendas Eficaz para sua Empresa

05/01/2024 12:12 Por Agência Tornera - Comunicação - Marketing - Vendas

Descubra dicas essenciais para escolher uma assessoria de vendas eficaz e impulsionar o sucesso da sua empresa. Guia completo para contratação assertiva.

Uma placa azul de venda à venda pendurada em uma janela
(Fonte: iStock/Reprodução)

Uma assessoria de vendas é um serviço que pode auxiliar a sua empresa a melhorar o seu desempenho comercial, aumentando as suas vendas e a sua satisfação dos clientes. Dito isso, como escolher e contratar uma assessoria de vendas que seja adequada para o seu negócio, que atenda aos seus objetivos e que ofereça um bom custo-benefício? Quais são os fatores e as etapas que você deve levar em conta para fazer uma boa contratação? 


Se você tem dúvidas sobre essas e outras questões, este artigo foi feito especialmente para você. Neste post, vamos esclarecer o que é uma assessoria de vendas, quais são as suas vantagens e como você pode contratar um serviço eficaz para o seu negócio. Traremos recomendações práticas e aspectos relevantes para que você possa fazer uma escolha inteligente. Acompanhe!

O que é uma assessoria de vendas e quais são os seus benefícios?

O objetivo de uma assessoria de vendas é ajudar a sua empresa a  estabelecer, implantar e aprimorar a sua estratégia de vendas, considerando o seu segmento de mercado, o seu produto ou serviço, o seu público-alvo e os seus objetivos. Uma assessoria de venda é mais do que um treinamento ou consultoria, é um suporte contínuo, que inclui uma análise minuciosa do seu contexto atual, um planejamento estratégico, uma implementação prática e uma mensuração de resultados. 


Uma consultoria de vendas é também uma solução personalizada e ajustada às suas necessidades e expectativas, que visa oferecer as melhores respostas para a sua empresa, levando em conta o seu orçamento, o seu perfil e o seu momento.


Os benefícios de uma assessoria de vendas para a sua empresa são muitos, porém vamos citar os três principais:

  • Mais vendas: com uma assessoria de vendas, você conseguirá vender mais e melhor, pois terá uma estratégia muito mais efetiva, que atinja o seu público-alvo, que se destaque em meio a concorrência, que crie valor para o seu cliente e que concretize mais negócios. 

  • Menos custos: com uma assessoria de vendas você pode economizar mais, pois terá uma estratégia que aproveita melhor os seus recursos, que reduza os seus gastos, que aumente a sua produtividade e que melhore a sua rentabilidade. 

  • Mais qualidade: com uma assessoria de vendas, você consegue aperfeiçoar o seu produto ou serviço, pois terá uma estratégia de vendas mais sintonizada com as necessidades e expectativas do seu cliente e público, que entregue uma solução adequada, que vença as suas resistências, que assegure a sua satisfação e fidelização.


São ou não são ótimos motivos? A seguir, confira algumas dicas de como escolher e contratar um bom suporte de vendas.

Vários blocos de madeira com flechas
(Fonte: iStock/Reprodução)

Como escolher e contratar uma assessoria de vendas eficaz?

Antes de selecionar e contratar uma consultoria de vendas eficiente é recomendável seguir os passos a seguir:


  • Defina o seu objetivo: o primeiro passo para contratar uma boa assessoria de vendas é estabelecer qual é o seu objetivo ao admitir esse serviço, isto é, o que você quer obter com a sua estratégia de vendas. Por exemplo, você pode desejar elevar o seu faturamento, ampliar o seu mercado, introduzir um novo produto ou serviço, etc.

  • Pesquise o mercado: uma vez que você tenha estabelecido o seu propósito, é preciso analisar o mercado e descobrir quais são as organizações, especialistas ou ferramentas que prestam o serviço de consultoria de vendas. E mais importante: que tenham uma boa reputação, sejam de confiança e possuam experiência na sua área de atuação.

  • Compare as opções: em seguida, você deve comparar as opções disponíveis e avaliar quais são as que melhor atendem às suas necessidades e expectativas, levando em conta os seguintes critérios:

  • Portfólio: confira exemplos de sucesso, as opiniões e as indicações de clientes que já utilizaram a assessoria de vendas. Não se esqueça de ver também os resultados alcançados, os obstáculos vencidos e as propostas apresentadas.

  • Metodologia: confira qual é a metodologia aplicada pela assessoria de vendas em questão e tenha certeza de que ela é transparente, coerente, atual e validada, e se ela contempla todas as fases do processo de vendas, desde a pesquisa até a mensuração.

  • Equipe: confira quem são os profissionais que fazem parte da equipe e veja se eles são habilitados, experientes, treinados e engajados. Tenha certeza também de que eles dominam o seu mercado, o seu produto ou serviço e o seu público-alvo.

  • Preço: pesquise sobre o preço solicitado pela assessoria de vendas que você está pensando em contratar e veja se ele é razoável, competitivo e adequado ao seu orçamento. Veja se ele proporciona um bom retorno sobre o investimento, ou seja, se ele compensa pelo serviço oferecido.`

  • Escolha a melhor opção: por último, mas não menos importante, você precisa selecionar a opção mais adequada entre todas as que você analisou, e contratar a consultoria que melhor se encaixa no seu propósito, no seu segmento, ao seu produto ou serviço, no seu público e, claro, no seu orçamento.

Uma linha representando emojis de cores e humores diferentes
(Fonte: iStock/Reprodução)

Resumindo…

Como visto, um serviço de consultoria em vendas pode impulsionar o desempenho de sua empresa, contribuindo para aumentar as vendas de maneira inteligente, efetiva e de acordo com as suas demandas e perspectivas.


Contratar uma consultoria de vendas pode ser um elemento crucial para o sucesso empresarial. Contudo, diante das diversas opções no mercado, é necessário seguir um guia de contratação que considere critérios importantes. Vamos relembrar quais são eles?


  • A expertise e a credibilidade do serviço no setor de atuação de sua empresa;

  • A abordagem e os recursos empregados pela assessoria para identificar, planejar e implementar as estratégias de vendas;

  • Ao optar pela contratação de assessoria, é preciso prestar atenção ao equilíbrio entre os custos e os benefícios, além do retorno sobre o investimento previsto;

  • A acessibilidade e a comunicação da empresa para com o seu time de vendas, incluindo o acompanhamento e a avaliação dos resultados alcançados.


Seguindo esses passos, você fará uma escolha eficaz e inteligente; tanto para você, quanto para o seu negócio. Essa será uma decisão importantíssima, pois ela será responsável por te destacar diante da concorrência, impulsionar suas vendas, e garantir a fidelização dos clientes.


Nós da Tornera esperamos que você tenha gostado e esclarecido suas dúvidas sobre quais critérios usar na hora de contratar uma boa consultoria de vendas para o seu negócio. 


Se você gostou do nosso conteúdo, compartilhe em suas redes sociais e deixe o seu comentário. Se desejar contratar uma assessoria de vendas eficaz, entre em contato agora mesmo. Temos uma equipe preparada para atendê-lo e te auxiliar a atingir seus objetivos de vendas!


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