Orçamento Online!

Como o marketing pode ajudar em períodos de crise?

29.04.20 23:47 Por Agência Tornera - Comunicação e Marketing

Seus investimentos em marketing não são um desperdício. Inclusive, há diversas formas de utilizá-lo a seu favor em momentos de instabilidade do mercado.

Todos sabemos que a economia brasileira passa por momentos de turbulência. Ouvimos todos os dias novas notícias que afetam a credibilidade do país e prejudicam investidores e empresários em todos os setores da economia, desde pequenos a grandes negócios.

Mas como saber quais custos manter? Cortar o marketing é uma alternativa?

Muitos empresários não entendem que os custos de marketing são um investimento e essa parte do orçamento costuma ser a primeira a sofrer cortes, em períodos de crise. Realizar uma análise sobre o dinheiro investido nessa área é necessário, mas um corte total desse orçamento não é uma ação indicada, principalmente nos momentos ruins do mercado. Afinal, com se lembrar de uma empresa, se você não a vê?

Quando um concorrente corta seus investimentos em marketing, seu negócio ganha uma oportunidade: mais espaço para aparecer. Nesse momento, onde as empresas param ou reduzem suas ações de comunicação, você pode ganhar maior destaque em suas campanhas e assim ter mais oportunidades de vendas.

Em tempos de economia fraca o perfil do consumidor é o de reduzir custos desnecessários e otimizar recursos. Dessa forma ocorrerá uma busca por marcas onde terá garantias de que não está desperdiçando seu dinheiro. Trabalhar o marketing de sua empresa para identificar e atingir esse público é essencial para ser reconhecido como a solução que procuram.

Dessa forma, seu negócio consegue transmitir que possui o produto ideal para suprir as necessidades básicas do seu público. O consumidor que está buscando maneiras melhores de gastar seu dinheiro verá sua empresa como uma ótima opção e o que já é fiel à marca enxergará um porto seguro.

Como potencializar meu orçamento de marketing utilizando melhor meus recursos?

Uma alternativa viável é a utilização do marketing digital, uma vertente que traz um bom retorno para um investimento reduzido ao utilizar ferramentas eficazes para atrair o consumidor que está navegando na internet.

Uma pesquisa mostrou que o marketing digital tem um custo por lead (novo contato que a empresa recebe, com interesse em realizar negócio) menor que o marketing tradicional. Isso mostra que é possível até em períodos instáveis continuar realizando boas campanhas.

O marketing digital pode atingir um público novo que não seria alcançado por outros tipos de marketing convencionais. Público com um real interesse pelo que você está vendendo. Outra característica é que o marketing digital, permite um cálculo mais exato dos resultados obtidos pelas campanhas, utilizando indicadores como o ROI (Retorno do Investimento).

Não se esqueça que é sempre importante, especialmente em períodos de recessão, ficar atento ao desempenho do marketing para determinar se o dinheiro investido está realmente sendo bem utilizado. Com a ajuda de indicadores, você pode acompanhar como está sendo o desempenho da sua campanha online e readequá-la caso necessário.

Entretanto o marketing digital é apenas uma das possíveis soluções para você continuar trabalhando a divulgação de seu negócio. A melhor saída, ainda é buscar agências especializadas em comunicação e marketing digital para encontrar a opção que mais vai se adequar às necessidades de seu negócio e ao seu orçamento. Lembre-se também que a experiência adquirida em períodos de crise, pode trazer um conhecimento valioso para sua empresa para otimizar suas ações de marketing no futuro.

Mantenha-se atualizado! Receba nosso conteúdo por e-mail.

A Tornera

A Tornera possui a infraestrutura e os softwares mais avançados para proporcionar um atendimento dinâmico e eficaz.


Trabalha com profissionais exclusivos, altamente qualificados e com vasta experiência de mercado no segmento de comunicação e marketing.

O atendimento é focado em qualidade e agilidade, oferecendo preços competitivos, estratégias versáteis e inovadoras.


Para sua empresa, seja ela, iniciante, de pequeno, médio ou grande porte tenha as oportunidades de negócio de que precisa para se destacar ou se consolidar no mercado, entre em contato agora conosco agora mesmo.


A geração de oportunidades para o seu negócio é a maior preocupação para a Tornera, e custa muito menos do que você imagina!

Vamos tomar um café? Conte sua ideia